Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MEO blog

Parceria entre a Portugal Telecom e Cisco no Fornecimento de Serviços de Computação de Excelência Mundial

A Portugal Telecom e a Cisco estabeleceram uma parceria relativa ao desenvolvimento, implementação e lançamento conjunto de serviços de Cloud Computing de excelência mundial, conjugando o know-how e Data Center da PT com a  arquitectura computacional e de rede Cisco® Unified Service Delivery, a qual serve de alicerce para uma vasta gama de serviços de Cloud Computing.


 


As duas empresas traçaram um road map de serviços de Cloud Computing com base numa Rede de NovaGeração sobre IP integrada (RNG IP - Internet Protocol Next-Generation Network) e em infra-estrutura de Data Center. A implementação dos serviços de Cloud Computing irá permitir às empresas uma redução significativa nos custos de investimento inicial incorridos em tecnologias de informação e acelerar a inovação através da adopção de novos serviços à escala global.


 


Factos



A Portugal Telecom e a Cisco colaboraram na projecção e construção da uma infra-estrutura de Cloud Computing baseada em Data Centers PT;


 


Este desenvolvimento constitui um passo importante na execução da estratégia da Portugal Telecom para as RNG IP, a qual inclui também o rollout de fibra a mais de um milhão de casas e empresas. Esta infra-estrutura de rede inteligente de alta velocidade permite a prestação de serviços de Cloud Computing.


 


Na primeira fase deste projecto, com início em finais de 2010, a Portugal Telecom vai oferecer uma solução de computação-como-um-serviço, garantindo, assim, uma maior flexibilidade e custos mais baixos para as empresas, quando comparado com a aquisição, instalação e manutenção de servidores novos in-house. Os serviços de Cloud Computing serão disponibilizados às empresas em Portugal e ainda aos mercados internacionais eleitos pela Portugal Telecom.


 


Os serviços de Cloud Computing servirão de apoio a grandes grupos empresariais bem como a pequenas e médias empresas, pertencendo estas últimas a um segmento de mercado especialmente importante uma vez que as PMEs representam cerca de 75 por cento do emprego e 56 por cento do produto interno bruto de Portugal.


 


Ao utilizar a solução Cisco Unified Service Delivery na sua infra-estrutura de Data Center, a Portugal Telecom vai ficar com uma plataforma comum para a inovação. Um conjunto completo de aplicações e serviços consta já do road map conjunto das empresas para o Cloud Computing, e inclui a colaboração como um serviço e serviços de infra-estrutura de virtualização de desktops.


 


Sempre dentro do espírito da colaboração para a inovação; a Cisco e a Portugal Telecom estão seriamente empenhadas em permanecer na linha da frente da inovação conjunta nos serviços prestados em nuvem.



 


Sobre a Cisco



A Cisco Systems, Inc. é a companhia líder mundial em redes para Internet. As soluções de rede da Cisco baseadas no protocolo da Internet (IP) são a base da maioria das redes empresariais, educacionais e da administração pública, assim como de operadores fixos, móveis e cabo. A Cisco disponibiliza a mais vasta linha de soluções para o transporte de dados, voz e vídeo em todo o mundo. A Cisco é o poder da rede. Aqui e agora!


 


Para mais informações consultar http://www.cisco.com ou www.cisco.pt