Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MEO blog

PT lança TDT – Televisão Digital Terrestre

 


Passados 53 anos do arranque das transmissões televisivas em Portugal e 29 anos após o aparecimento da televisão a cores, iniciam-se hoje, 29 de Abril de 2009, pela mão da Portugal Telecom (PT), as transmissões de Televisão Digital Terrestre** (TDT) para os quatro canais nacionais (RTP, RTP2, SIC, TVI) e para os dois canais regionais (RTP Açores e RTP Madeira), em 29 concelhos do país, no interior, litoral, Açores e Madeira.

 

Cerca de 40% da população portuguesa terá acesso, a partir de agora, a uma nova experiência de televisão, de forma gratuita, com melhor qualidade de imagem e som, e funcionalidades inovadoras.

 

A TDT irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (que disponibiliza, em Portugal, os quatro canais nacionais generalistas e os dois canais regionais). O telespectador poderá, assim, usufruir de uma qualidade superior de imagem e som digital, e aceder a funcionalidades que até agora só estavam disponíveis nas ofertas de televisão pagas, tais como:

 

- Guia TV. Mostra o detalhe da programação instantânea e futura de cada canal;

 

- Barra de Programação. Permite saber que programas estão a dar no mesmo momento noutros canais e que programas irão ser emitidos a seguir;

 

- Gravação Digital com possibilidade de agendamento. Permite planear e gravar os conteúdos transmitidos pelos canais televisivos;

 

- Pausa TV. Permite parar a emissão em tempo real e retomá-la mais tarde;

 

- Alta Definição. Existência de um canal em Alta Definição (HD), disponibilizado gratuitamente, que terá emissão em simultâneo, de forma rotativa, com um dos canais de definição standard.

 

Através de um processo de implementação acelerado, prevê-se que a cobertura do país seja integral até ao final de 2010, criando condições para antecipar em vários meses a data limite de desligamento da televisão analógica determinada pela União europeia (26 Abril de 2012).

 

Portugal será assim o país da União Europeia com menor tempo de implementação da TDT.

 

Concelhos TDT, a partir de hoje:

 



Alcochete

Almada

Alpiarça

Amadora

Barreiro

Benavente

Chaves

Coimbra

Entroncamento

Évora

Faro

Funchal

Gaia

Golegã


Lisboa

Mangualde

Matosinhos

Moita

Montijo

Oeiras

Olhão

Palmela

Ponta Delgada

Porto

Salvaterra de Magos

Seixal

Sintra

Torres Novas

Viana do Castelo



 

De sublinhar que para além destes locais, existem muitas freguesias de outros concelhos que têm cobertura TDT, pelo que se aconselha o acesso ao site http://tdt.telecom.pt para verificar a cobertura da zona de residência em questão.

 

A recepção de Televisão Digital Terrestre é gratuita, embora possa ser necessária a aquisição de uma caixa descodificadora de sinal, se a televisão não estiver preparada para receber o canal digital (com a norma europeia DVB-T e o formato de compressão MPEG4/H.264).*

 

 



** Ver “O que é a TDT