Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MEO blog

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu

 

O que importa é que: “alguma coisa fique connosco, quando regressamos à superfície.” (João Salaviza)

 

A agenda de maio da Baixa-Chiado PT Bluestation foi programada pelo realizador de cinema João Salaviza que escolheu o tema Raízes, numa lógica de resistência à velocidade da vida urbana contemporânea e na constante interação com as pessoas.

 

Assim, abrindo o capítulo da música, a Baixa-Chiado PT Bluestation recebeu o som energético dos Crisis (vencedores da última edição do Festival Termómetro) e da banda açoriana October Flight (vencedores do concurso Angra Rock).

 

Na área das culturas musicais ritmadas, Sir Scratch trouxe uma atuação de poetry slam, enquanto que Hugo Moreno contagiou tudo e todos com a musicalidade e ritmo do seu beatbox. Já LBC Minao Soldjah trouxe o seu hip-hop lusitano até à estação da música eclética.

 

Quem passou pela Baixa-Chiado PT Bluestation teve o privilégio de assistir à atuação do duo luso-holandês de indie-folk acústico Cosie Cherie, que trouxe à estação a simplicidade, o minimalismo e a doçura das suas cancões. Também os Brando Fel desceram à estação assumindo o compromisso de cantar na língua de Camões.

 

Na última semana do mês, houve ainda espaço para os Memória Peixe, que trouxeram a improvisação, criando canções em tempo real, através de loops de guitarra e acompanhados pela bateria. Gonçalo Gonçalves, o último cantor romântico abandonado e aquele que viajou do século passado até aos dias de hoje, subiu ao palco para uma atuação de puro romantismo.

 

O choro, considerado o primeiro género de música popular brasileira, veio até à estação e convidou as pessoas a darem um pezinho de dança.

 

Ainda no capítulo da música, mas também numa lógica cinematográfica, projetou-se um filme mudo, acompanhado musicalmente pelos Cinematic Trio.

 

O cinema independente marcou também presença na estação, com projeções de excertos de filmes do festival IndieLisboa 2012. Este evento agitou a página de facebook da estação, com um passatempo que ofereceu convites para assistir a este mítico festival.

 

Alguns transeuntes deixaram-se filmar e foram convidados a entrar numa curta-metragem de João Salaviza, posteriormente exibida na estação.

 

A história da sétima arte foi revisitada na Baixa-Chiado PT Bluestation com a projeção dos filmes mais emblemáticos do cinema, escolhidos pelo comissário do mês.

 

João Salaviza não se esqueceu dos mais novos e trouxe à estação momentos mágicos e de ternura com a animação infantil garantida pela companhia de animação infantil Lolas & Pintarolas e as leituras encenadas dos contos infantis “o bicharoco que era oco” e  “Zebra Zézé”, da autoria de Ana Ventura.

 

No capítulo da arte, o artista plástico Daniel Melim esteve na estação a desenhar ao vivo e a cores, interagindo com os utilizadores da estação.

 

A estação da cultura desafiou as pessoas a conhecerem recriações históricas, sítios e monumentos emblemáticos e até artefactos. A Festa da Arqueologia decorreu no Museu do Carmo mas passou antes pela estação, numa celebração das ciências arqueológicas. Ainda no separador cultura, as pessoas foram convidadas a visitar o Museu Nacional de Arte Antiga.

 

Maio foi um mês em que a Revista Marketeer reconheceu a Baixa-Chiado PT Bluestation como um projeto inovador no panorama nacional e internacional, ao aliar o naming de uma estação de metro à oferta cultural diária a todas as pessoas que passam pelos seus corredores, com a atribuição do prémio Big Fish, a originalidade desceu a este espaço.

 

Thorsten Grutjen, um cómico e malabarista alemão, brindou quem passou pelos corredores com a receita de uma tosta mista de riso, que trouxe uma dose de comédia, um litro de sangue frio, meia dúzia de objetos quotidianos e uma colher de excentricidade.

 

O performer Rafael Freire improvisou um consultório na estação para romper com o dia-a-dia apressado das pessoas e ajudá-las a resolverem os seus problemas, com humor, boa disposição e música.

 

No dia do trabalhador, as pessoas puderam partilhar os seus sonhos e ambições profissionais, dizendo que trabalho as faria realmente feliz.

 

O Dia da Liberdade de Imprensa foi assinalado com a exposição de um jornal feito pelas pessoas que aceitaram ser jornalistas, fotógrafos, cronistas ou até cartoonistas, por um dia.

 

No dia da mãe, os filhos foram convidados a personalizarem de forma criativa um pin para oferecerem às suas mães.

 

Quem utilizou os corredores da estação mais animada da cidade teve, ainda, o desafio de criar, com a ajuda da Flipit, o seu próprio flipbook e a levá-lo para casa.

 

O videojogo Pac Man fez 32 anos e o seu aniversário foi celebrado na Baixa-Chiado PT Bluestation, onde as pessoas não só puderam jogar em duas máquinas arcade originais, como também responderam a um quizz com direito a prémios.

 

Com o calor a chegar, houve oportunidade para saborear um iogurte gelado da Frozen Yogurt Snagi em plena estação onde, antes do regresso a casa, as pessoas testaram a sua perspicácia e tentaram fazer xeque-mate numa rápida partida de xadrez e até assistiram a uma demonstração de capoeira, comprovando mais uma vez, o ecletismo tão caraterístico das iniciativas deste espaço.

 

 

 

Descubra toda a agenda cultural em Baixa-Chiado PT Bluestation e reveja os melhores momentos no MEO kanal 271027.

 

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu

 

 

 

Galeria do mês
 

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu 2 de Maio - Jornalista por um dia   

 

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu 

                              3 de Maio -IndieLisboa                                                                                                              

 

  Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu 

                    4 de Maio - Festa da Arqueologia    

  

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu 4 de Maio - Moche! ao festival termómetro

                                                                                                  

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu 5 de Maio - Beatbox Humano     

 

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu 8 de Maio - Poetry Slam ao vivo com Sir Scratch

 

  Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu 9 de Maio - Roda de Choro  

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu 10 de Maio - Frozen Yogurt Snagi

 

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu 

                         11 de Maio - Cosie Cherie  

 

  Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu

                            12 de Maio - Lolas & Pintarolas

 

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu 14 de Maio - Tosta Mista de Riso 

 

  Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu

15 de Maio - LBC Minao Soldjah                 17 de Maio - Capoeira

 

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu 18 de Maio - Brando Fel  

 

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu

       20 de Maio - Bicharoco oco                                          21 de Maio - Memoria de Peixe

 

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu

25 de Maio - Goncalo Goncalves  29 de Maio - October Flight    

 

Baixa-Chiado PT Bluestation – Em Maio Aconteceu

       30 de Maio - Cinema Mudo com Música