Quarta-feira, 8 de Agosto de 2012
8/08/12
Baixa-Chiado PT Bluestation – O mês da palavra

  

A Palavra é movimento. É o meio de locomoção das ideias e do pensamento.

 

A Palavra é de um, mas não de um só. A palavra comunica, anuncia e quando se cala, pode ter a força de mil palavras.

 

Nas palavras há emoções, sentimentos, mensagens, segredos e também cores, pessoas, cidades, rios e mares, numa só palavra cabe um mundo de palavras e muitas palavras formam a língua que comunica o pensamento.

 

E assim passou mais um mês de eventos na estação da cultura que durante o mês de julho tiveram como tema, escolhido pelo comissário Alexandre Cortez Pinto, a Palavra, que se vestiu de música, de rimas, de histórias e de imagens, transformando-se em poesia, cinema, música e performance.

 

No capítulo da música, a Baixa-Chiado PT Bluestation recebeu o Poeta Tiago Gomes, que recitou prosa e poesia de vários autores inspirados pela cidade de Lisboa, ao som da guitarra de Sidónio Pereira, num momento de Fado falado.

 

O fado voltou à estação pela voz de Inês Pereira, que apresentou o primeiro CD da coleção “Discos do Povo” e, num outro dia, por Sérgio da Silva, que cantou, acompanhado por Sidónio Pereira na guitarra portuguesa e João Penedo na Viola, poemas que se transformaram em letras de fados inesquecíveis.

 

O Grupo Coral da Damaia levou à estação o Cante Alentejano, género musical que será, no próximo ano, candidato a património Imaterial da Humanidade.

 

A música erudita também teve lugar na estação transportando quem passou pelo túnel do Chiado a uma autêntica "Viagem ao Mundo da Palavra".

 

Os Canela, banda de world music, com influências africanas, mediterrânicas e latinas, passaram pela Baixa-Chiado PT Bluestation, que também foi palco de um concerto do projeto de recolha de música tradicional portuguesa, “A Música Portuguesa a gostar dela própria”.

 

A Baixa-Chiado PT Bluestation recebeu, ainda, os Pás de Probléme, o Hip hop do MC Capicua, com a participação de Mistah Isaac, os Artmata, uma banda de funk, rap e rock, e “A Invenção do dia claro”, um texto de Almada Negreiros que inspirou uma sessão de improviso à guitarra, por Flak (guitarrista dos Rádio Macau) e criação de desenho, ao vivo, por António Jorge Gonçalves.

 

A Invenção do dia claro 

 

Quanto à animação, foram exibidos no Túnel do Chiado episódios da série de animação online, Emo & Tick, duas personagens baseadas nos emotions japoneses e compostas apenas por carateres e símbolos gráficos.

 

A Baixa-Chiado PT Bluestation foi, ainda, palco de Poetry Slammers, em que quatro jovens recitaram poemas da sua autoria.

 

A harpa de Eduarda Raon acompanhou um ator que deu voz a “Rubaiyat - Odes ao Vinho”, um texto escrito na antiga Pérsia, em pleno século XI, pelo poeta, matemático e astrónomo Omar Khayyãm.

 

Nas paredes da estação foram projetados vídeos que participaram em “Filmagens”, o Concurso Internacional de Poetry Films,

 

As atrizes Carla Bolito e Inês Jacques deram voz aos poemas do livro “Just Kids”, da autoria de Patti Smith. Este momento foi acompanhado pelo pianista Filipe Valentim.

 

O ator Miguel Loureiro e o músico DJ Jari Marjamaki escolheram e interpretaram textos de Al Berto, em torno de obras de pintura clássica e contemporâneas, que resultaram num momento que juntou a palavra à obra de arte.

 

Quem passou pela Baixa-Chiado PT Bluestation pode assistir a “A Rosa do Mundo”. O músico e compositor Vítor Rua improvisou à guitarra ao mesmo tempo que mostrava algumas das suas fotos, enquanto a atriz Sandra Celas partilhou poemas com o público.

 

A estação mais dinâmica da cidade foi, ainda, palco de uma sessão de Stand Up Comedy, cujo tema foi “Livro, Palavra, Poesia, escrita”, a cargo do Teatro Anónimo.

 

O teatro Passagem de Nível desceu ao túnel do crucifixo, onde partilharam a sua Árvore dos Poemas, carregada de maçãs especiais. Os transeuntes descobriram nestes frutos literários, poemas com sabores, imagens e texturas.

 

O desporto-rei também marcou presença na estação da cultura, numa ação que envolveu os jogadores do Sporting Marcelo Boeck e Sunil Chhetri, que distribuíram pelos adeptos não só autógrafos como bilhetes para o jogo SCP - Olympiacos FC.

 

 

 

Como é costume na agenda de eventos da Baixa-Chiado PT Bluestation, os mais novos também têm momentos que lhes são dedicados e puderam assistir à peça “O Barbeiro”, um espetáculo de teatro tradicional de marionetes, a cargo dos fantoches Dom Roberto. "A Hora do Conto" foi outro momento, garantido por um contador de histórias infantis que recuperou um dos nossos contos populares.

 

Quem passa pelos corredores da estação já se habituou a ser desafiado… Neste capítulo houve um torneio de poetry slam, em que dois a dois, os concorrentes deram vida às suas próprias palavras ditas, um jogo de scrabble e, ainda, uma sessão de Open Mic (microfone aberto), que levou os utilizadores a escolher um dos poemas selecionados pelo comissário do mês e a dizê-lo nos corredores do Túnel do Chiado. Os vencedores destes “concursos” levaram para casa um livro da editora 101 Noites.

 

Os utilizadores da estação mais dinâmica da cidade foram convidados, no evento A Palavra do Dia, a escolher uma notícia dos jornais e revistas culturais selecionados por Alexandre Cortez e a lê-la para toda a estação.

 

Poesia de Parede” foi um outro momento de interação. Alexandre Cortez escolheu um poema e as pessoas foram convidadas descolar a palavra-autocolante do texto original e a colá-la num outro espaço, criando um novo poema.

 

A Baixa-Chiado PT Bluestation recebeu, ainda, alguns dos participantes do Slam LX, um torneio nacional de Poetry Slam.

 

No último dia de julho, as pessoas que passaram pela Baixa-Chiado PT Bluestation ao longo do mês foram convidadas a partilhar num mural qual a palavra que consideram que as define.

 

Os homenageados deste mês foram Zeca Afonso e Mário Viegas. Assim, em “Venham mais cinco” as pessoas foram convidadas a cantar um dos temas de Zeca Afonso, considerado um dos grandes mestres portugueses da Palavra. Num outro dia, foram projetados no Túnel do Crucifixo, vídeos do ator Mário Viegas a partilhar poemas que ganhavam vida na sua voz.

 

 

 Best of julho

 

Acompanhe os melhores momentos da estação no meo kanal 271027 e descubra toda a agenda cultural em Baixa-Chiado PT Bluestation.

 

Baixa-Chiado PT Bluestation – Uma semana de viagens

 

Galeria de Fotos

 

 

            2 de Julho - Um Metro de Poesia                                               3 de Julho - Fado Falado

 

 

             4 de Julho - Pás de Probleme ao vivo                            5 de Julho - Rubayat - Odes ao Vinho

 

 

          6 de Julho - MC Capicua + Ft Mistah Isaac                             7 de Julho - E tu também slammas

 

 

           8 de Julho - CONVITE Hora do Conto                             10 de Julho - Fados do Povo, com Inês Pereira 

 

 

                                              11 de Julho - Artmata                                             12 de Julho - Scrabble     

 

                                  

             13 de Julho - Viagem ao mundo da palavra                           14 de Julho - Poetry Films - A Poesia no Cinema

 

 

        16 de Julho - Maratona de Poetry Slam                       17 de Julho - Ao Oriente,com sabor a Canela

 

 

  18 de Julho - A Rosa do Mundo                19 de Julho - O Barbeiro - teatrinho de marionetas

 

 

20 de Julho - A música portuguesa a gostar dela própria      21 de Julho - Just Kids, de Patti Smith

 

 

                               22 de Julho - Open MIC                                    23 de Julho - Teatro Anónimo

 

 

                         24 de Julho - Poetas Fadista                                          25 de Julho - A secreta vida das imagens, de Al Berto

 

 

26 de Julho - Árvore dos Poemas                   27 de Julho - A invenção do dia claro

 

 

            28 de Julho - Palavras Mágicas                        29 de Julho - Venham mais cinco

 

 

30 de Julho - Mário Viegas em Palavras                 31 de Julho - Eu sou uma palavra

 

       31 de Julho - Ação extra - Marcelo Boeck e Sunil Chhetri (Sporting Clube Portugal) 

 

 



publicado por Blogs PT às 10:58
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Este mês gostámos de...
Vídeos
Arquivo
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


Contactos PT
Apoio ao Cliente
Ligue 16200

Apoio Técnico MEO
Ligue 16209

Assistência Informática
Ligue 16202 ou 16203

1820 O numero que lhe diz tudo
Ligue 1820

Faturação Ligue 12033

Apoio Técnico de Internet Móvel e MEO WiFi Ligue 12030

Ativação Automática de Serviços Ligue 12045

Mais Contatos
Sites e Blogs PT