Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MEO blog

Faltam 70 dias para ligar o Data Center da Covilhã


Faltam apenas 70 dias para ligar o Data Center da Covilhã, que entrará em funcionamento a 23 de setembro de 2013.

 

Com um investimento de 90 milhões de euros entre as fases 1 e 2, o Data Center da Covilhã é o 6º maior do mundo, com uma área total de 75.500 m2, da qual cerca de 12.000 m2 será ocupada com cerca de 50 mil servidores que terão capacidade de storage até 30Pbytes.

 

Energeticamente é, também, um dos Data Center mais eficientes do mundo (percentil 5%), com cerca de 75% de energia proveniente de fontes renováveis e utilização de sistemas de free cooling e de controlo e monitorização. A sua eficiente construção permitiu, aliás, em termos de custos de construção por MW crítico, ficar cerca de 30/40% abaixo da média de mercado.

 

Não é, então, de estranhar, que tenha sido distinguido pelo Uptime Institute com o prémio Tier III Certification of Design Documents, uma certificação de elevado prestígio a nível internacional (existem presentemente apenas 251 data centres premiados em 41 países).

 

Refira-se ainda que a escolha para implementação do Data Center na Covilhã foi feita com base em critérios quantitativos e qualitativos rigorosos, nomeadamente a segurança da localização quanto a riscos físicos e a fenómenos naturais, a acesso à infraestrutura de base, como energia (por exemplo, fornecimento de energia em alta tensão), comunicação (como a ligação a rede de fibra de alta capacidade, entre outros) e redes de transporte (por exemplo a ligação a comunicações rodoviárias principais), e ao impacto ambiental e sustentabilidade (acesso a recursos hídricos para a refrigeração).

 

O investimento realizado na Covilhã irá ter impactos diretos e indiretos na sociedade e na economia da região e do país, já que, com a conclusão do projeto, está prevista a criação de 400 empregos diretos e 1.000 empregos indiretos.

 

De salientar que, no âmbito deste projeto, foram estabelecidas parcerias com várias entidades locais que contribuirão para o desenvolvimento económico da região e o desenvolvimento de redes de nova geração, serviços tecnológicos e programas de inovação.

 

Para além disso, foi agora iniciada a fase de candidaturas para a Pós-Graduação remunerada que irá decorrer no próximo ano letivo, fruto de uma parceria entre a Syone, a PT e a Universidade da Beira Interior (UBI), com o objetivo de formar futuros técnicos na área de Tecnologias de Informação e Serviços Cloud para o Pólo Tecnológico do grupo PT. O curso vem, aliás, colmatar as necessidades de formação especializada que existem nesta área.

 

Será, ainda, criado um Centro de Inovação em Tecnologias da Informação que permitirá atrair para a região núcleos empresariais nacionais e internacionais, os quais irão também contribuir para o desenvolvimento económico.

 

Notícias Relacionadas:

Portugal Telecom oferece 16 Gb de espaço na “nuvem “ a todos os portugueses

Soluções tecnológicas PT para o mercado empresarial

Smartcloud – Novo serviço da Portugal Telecom para as empresas portuguesas

Portugal Telecom implementa um dos maiores Data Center da Europa