Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

Ajudar os avós na caminhada digital

Ajudar os avós na caminhada digital

Os avós são uma parte importante na educação das crianças. A sua presença é encarada pelos pais e mais pequenos como uma "regalia". A par do contacto, há ainda a componente prática relacionada com a falta de tempo que os pais têm devido aos horários laborais. E neste convívio entre netos e avós, a tecnologia acaba sempre por marcar presença.

 

Os mais pequenos são nativos digitais e os avós (obviamente com uma grande latitude de idades e consequente diferenciação no que respeita a níveis de digitalização) acabam por querer aprender com eles. Porque gostam de acompanhar as tendências mas também para poder estar sempre próximos, mesmo nos dias que estão mais longe.

 

É comum os netos pedirem para ligar aos avós. Nas férias (quando os avós não estão presentes) ou num fim de semana. Por vezes a saudade leva a que esta chamada se realize, as crianças já estão habituadas aos vídeo e querem ver os avós quando estão a falar com eles. Um sentimento recíproco. Mas é preciso fazer um caminho no que respeita às competências digitais dos avós.

Uma das formas de aprender é a brincar e no que respeita à tecnologia este conceito aplica-se bastante bem.

Para isso, a par da aprendizagem que os avós têm com os netos, existe uma app com curso digital desenvolvido pelo programa MUDA para o Dia dos Avós do MEO, para aumentar a competência digital do cidadão sénior. Este curso estará disponível para todos os que aderirem à campanha do Dia dos Avós. 

 

O curso digital tem 8 módulos com vídeos explicativos e questionário final de consolidação de conhecimentos. Um "curso" que pode ser feito com o apoio dos netos numa atividade de proximidade geracional.

 

A par desta app, para todos os clientes MEO ADSL e MEO Fibra (com MEOBox), existe na posição 166, a app MUDA na TV, com vídeos explicativos que podem ser vistos em família para ajudar a explicar aos avós como tudo funciona.

 

Desta forma, os avós ganham competências para navegar na Internet, ficar mais conscientes para as principais questões de cibersegurança e, claro, ganhar autonomia para fazer uma chamada de video para os netos. Porque, ao contrário das situações em que os avós vivem perto e marcam presença diária na vida das crianças, há aqueles cuja distância impede este contacto constante. E é nestas situações que a tecnologia pode ajudar a aproximar.

 

Uma das formas de aprender é a brincar e no que respeita à tecnologia este conceito aplica-se bastante bem. Os netos, nas suas brincadeiras com os smartphones ou tablets, acabam por ensinar aos avós como tudo funciona, de forma simplificada mas clara.

 

A tecnologia é para todos e um tablet, por ser um aparelho de maior dimensão, pode ser uma boa ferramenta para os avós usarem quando precisam de comunicar com os netos.

 

Mas a tecnologia pode ajudar ainda mais. Através de diversos wearables como smartwatchs, sensores, comandos de pânico ou, em casos mais extremos, câmaras de vídeo, é possível manter as pessoas mais seguras com monitorização à distância. Quem é que já tentou ligar para os avós e eles não atendem? À distância é fácil começar logo a pensar o pior, principalmente quando é impossível realizar o contacto após algumas tentativas. Através da tecnologia, é possível monitorizar e, se for caso disso, alertar os serviços de emergência.

 

Não se trata de uma invasão de privacidade mas uma forma de poder intervir em tempo útil nas situações mais graves. Porque é uma sorte poder usufruir da presença dos avós, vale a pena fazer tudo para prolongar essa companhia.

Artigos Relacionados

  • Pai, não consigo mudar de canal

    Crianças e televisão. Há que gerir o tempo que os mais novos estão em frente ao televisor mas é incontornável permitir que vejam a sua programação favorita.Saiba mais

  • Já pensou nas vantagens da digitalização?

    O caminho ainda é longo mas são diversas as vantagens que se podem tirar da digitalização.Saiba mais

  • Aproveitar as compras para conquistar experiências

    Os consumidores modernos apreciam ofertas mas querem mais do que bem materiais.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Melhor Experiência Tv

    Melhor experiência TV

    O seu tempo é precioso. Encontre rapidamente o que quer ver.Saiba mais

  • Apps Na Tv

    Apps na TV

    Peça uma pizza, consulte os jornais ou ouça uma rádio. Tudo através da televisãoSaiba mais

  • ultra-hd-4k-meo-secundario.jpg

    Ultra HD 4K

    Uma qualidade de imagem nitidamente superior. Saiba mais