Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

IVA da Eletricidade cai para 13%, bom para a carteira e ambiente

IVA da Eletricidade cai para 13%

O consumo energético é um dos fatores que mais pesa na fatura das despesas mensais dos consumidores portugueses. A nível europeu, Portugal está na linha da frente, se tivermos em conta quem mais paga pela energia. E esse custo deve-se, em grande parte, ao IVA a 23% sobre as tarifas de eletricidade.

 

No entanto, a partir de 1 de dezembro de 2020 a eletricidade passará a ser taxada a 13% para consumos até aos 100 kWh por mês. A partir daqui, entra novamente em ação o IVA a 23%. Desta forma o governo pretende incentivar também a poupança energética e proteção ambiental. Um consumo mais baixo permite que a produção de energia seja maioritariamente verde.

 

Um casal com um filho gasta em média 190 KWh por mês de eletricidade, o que significa que pagará 13% por 100 KWh e 23% sobre os 90 KWh consumidos. O governo realizou diversas simulações para a poupança, mas o consumo irá sempre depender da utilização. Para os agregados familiares numerosos (cinco elementos ou mais) haverá uma majoração de 50%, sendo definido o limite máximo de consumo de 150 kWh por mês. A partir desses limites, a taxa sobe para 23%.

 

Esta medida acumula ainda com a redução do IVA da potência contratada na fatura da eletricidade. Ou seja, “complementa a medida tomada no Orçamento do Estado para 2019 de redução da taxa de IVA para 6% na componente fixa das tarifas de acesso às redes nos fornecimentos de eletricidade correspondentes a uma potência contratada que não ultrapasse 3,45 kVA".

 

Pagas muito de eletricidade?

 

Para que sejas capaz de confirmar que o valor total a pagar na fatura da luz está correto, é importante que tenhas conhecimento da quantidade de eletricidade que consomes. O valor final a pagar corresponde à multiplicação de kWh consumidos pelo preço do kWh. A este valor, acresce o valor da potência contratada, taxas e impostos.

 

 

Tendo em conta como são calculados os valores na fatura, é precisamente no preço do kWh que está a maior diferença. Para escolheres a potência contratada mais adequada à tua casa, deves ter em consideração a classe energética dos equipamentos e o número de aparelhos que necessitas que estejam ligados em simultâneo para a realização das tuas tarefas do dia-a-dia.

 

Mas existe ainda outro dado a reter na análise do custo da energia. Caso tenhas apenas valores para consumos simples, deves ponderar ver se há vantagens na troca por um plano bi-horário ou tri-horário.

 

No essencial, estas modalidades oferecem preços mais baixos se consumir eletricidade nos períodos em que há menos consumo, ou seja, adaptar os horários para usar eletrodomésticos como as máquinas de lavar durante a noite e fim-de-semana, por exemplo.

 

Existem ainda mais dois elementos da fatura a ter em atenção: os dados da leitura do contador e as datas a que pode enviar essas leituras. Desta forma, evitas surpresas com acertos.

 

Simula, compara e poupa

 

Agora que já sabes o essencial sobre a tua fatura, está na hora de fazeres contas. Utiliza o simulador de fatura de eletricidade MEO Energia e sabe se podes poupar já a partir de hoje na tua fatura mensal de eletricidade. A eletricidade MEO Energia é 100% verde e aderir é simples, rápido e não implica fidelização.

Artigos Relacionados

  • MEO Energia, a eletricidade 100% verde

    MEO Energia, a eletricidade 100% verde

    Na adesão, os novos e atuais clientes do MEO com telemóveis associados ao pacote beneficiam do dobro dos dados móveis. Saber mais

  • Qual a origem da energia?

    Qual a origem da energia?

    As mudanças começam em cada um e só somando o conjunto de ações se consegue alcançar um resultado benéfico para o planeta. Saber mais

  • Planeta Terra respirou durante a pandemia

    Planeta Terra respirou durante a pandemia

    É preciso olhar para a frente e pensar que os países, as empresas, as pessoas, têm o futuro do planeta na sua mão. Saber mais

Soluções Recomendadas

  • philips-hue-starter-kit-3xe27-hue-white-ambiance-e

    Kit inicial 3xE27 Hue White&Color Ambiance

    Sistema de luz ambiente branca e colorida que possibilita a personalização da intensidade e coloração de cada lâmpada. Saber mais

  • philips-hue-starter-kit-3xe27-hue-white-ambiance-e

    Tomada inteligente Xiaomi Mi Smart Plug

    Esta tomada pode ser controlada à distância, o que garante maior segurança mesmo quando não há ninguém em casa. Saber mais

  • philips-hue-starter-kit-3xe27-hue-white-ambiance-e

    Bridge Philips Hue

    Cérebro do sistema de iluminação inteligente. Saber mais