Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

Navegar em segurança na internet

Navegar em segurança na internet

Pagar contas, pesquisar, guardar dados pessoais, fazer compras online, enviar e receber mensagens...hoje em dia dá para fazer quase tudo pela internet. Mas será que é realmente seguro?

 

Esta facilidade de acesso “à rede das redes”, além da quantidade de vantagens que oferece, também acarreta uma série de cuidados para evitar as ameaças que se escondem atrás do ecrã.

 

Ainda que cientes da importância de navegar com segurança na internet, sobretudo os contactos com estranhos nas redes sociais, vírus e roubo de identidade, grande parte dos internautas continua a ter alguns comportamentos de risco.

 

O Relatório Riscos & Conflitos de 2020 divulgado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) apresenta alguns indicadores sobre os comportamentos dos portugueses em relação à cibersegurança.

 

Entre as situações identificadas destacam-se a falta de cuidado no uso de passwords, a pouca reação perante situações de cibercrime e a falta de um sistema de segurança no telemóvel.

 

Com o aumento acentuado do trabalho remoto, ficou evidente a necessidade de reforçar as medidas de segurança virtual, já que ao longo dos últimos meses, os ataques informáticos têm sido cada vez mais comuns.

 

Segundo o Centro Nacional de Cibersegurança, o registo destes ataques entre março e abril aumentou 176% face ao período homólogo do ano passado, sendo que um estudo da empresa Check Point revelou que Portugal terá superado a média europeia, com 377 ataques semanais por organização.

 

De acordo com o relatório do CNCS, as ciberameaças mais praticadas são o phishing (enganar a vitima, levando-a a partilhar dados confidenciais, como passwords e números de cartão de crédito), malware (termo utilizado para qualquer tipo de sofware malicioso), compromissos de contas, exploração de vulnerabilidades, DDoS (ataque malicioso a um servidor ou computador, controlado por um hacker), botnets (grupo de computadores controlado remotamente por um hacker para levar a cabo ataques contra websites, serviços de internet, etc.) e data breaches (acesso a uma rede de onde são roubadas informações confidenciais desse sistema).

 

Atualmente, devemos dar tanta importância à cibersegurança como damos, por exemplo, à segurança da nossa casa. Para nos ajudar com essa tarefa, o MEO acaba de lançar o serviço MEO Net Segura. Este serviço protege em tempo real, através do número de telemóvel, todos os clientes que se encontram ligados e a navegar na rede móvel MEO.

 

As ameaças são bloqueadas antes de chegaram aos nossos equipamentos e somos informados através de um alerta que surge no ecrã. Como as crianças desenvolvem cedo a capacidade de navegar na internet sozinhas é importante estabelecer regras: ensiná-las a utilizar a internet de forma responsável e, claro, controlar a forma como atuam nestes dispositivos.

O MEO Net Segura também tem a funcionalidade de Controlo Parental. Para isso, basta adicionar os números de telemóvel da família que queremos proteger e assim conseguimos bloquear o acesso a certos conteúdos através do mesmo portal.

Artigos Relacionados

  • O boom das compras online

    O boom das compras online

    O estudo “Economia e Sociedade Digital em Portugal" da ACEPI revela que os portugueses estão a comprar mais online. Saber mais

  • Chegou a hora de trocar de smartphone?

    Chegou a hora de trocar de smartphone?

    Escolher um telemóvel é como escolher um par de calças. O mesmo modelo pode servir a uns mas ficar curto a outros. Saber mais

  • Dia da Internet mais segura com foco no cyberbullying

    Dia da Internet mais segura com foco no cyberbullying

    O Dia da Internet Mais Segura tem como objetivo promover a utilização consciente e responsável, crítica e criativa das tecnologias. Saber mais

Soluções Recomendadas

  • Navega sem medos

    MEO Net Segura

    Liga-te sem medos à maior e mais segura rede móvel. Saber mais

  • Telemóveis

    Smartphones

    Desbloqueados e com oferta de 15GB de Internet. Saber mais

  • WiFi

    WiFi

    Internet fora de casa em milhares de hotspots.Saber mais