Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MEO blog

Conteúdo com fibra e relevante para os clientes MEO e para todos os que procuram um serviço de Televisão, Internet, Telefone e Telemóvel com qualidade.

Chegou a hora de trocar de smartphone?

Chegou a hora de trocar de smartphone?

O mercado dos smartphones está no auge. Todos os anos surgem novos modelos, mais potentes, maior capacidade de bateria e armazenamento, novas funcionalidades e design. As marcas apostam forte no segmento de consumidores ávidos por ter nas mãos os modelos mais recentes e isso acaba por se refletir no lançamento de dois ou três modelos por ano. E não precisa de partir o telemóvel como desculpa.

 

Para um utilizador normal, trocar de smartphone todos os anos é incomportável e nalguns casos (devido a uma utilização muito básica) desnecessário. Mas este mercado é essencialmente para todos os que gostam de ter nas mãos as últimas novidades.

 

Como é óbvio, todos os anos há milhares de telefones que já atingiram o tempo útil de vida e é neste momento que a maioria aproveita para fazer a troca para um modelo mais recente, mais competitivo, no caso de todos os que também usam este aparelho para trabalho.

 

Esta velocidade, a estratégia frenética com os novos lançamentos, tem algumas vantagens para quem não se importa de ter o modelo anterior, mas recente. Pois, com os novos lançamentos, as marcas fazem descer substancialmente o preço dos antecessores. No fundo, é possível ter acesso a um modelo de topo com o preço bastante abaixo daquele que serviu de base no seu lançamento. Além disso, vale a pena aproveitar as campanhas de pontos e promoções realizadas pelas operadoras.

 

Qual o melhor modelo?

Escolher um telemóvel é como escolher um par de calças. O mesmo modelo pode servir a uns mas ficar curto a outros. Tudo depende de como se sente e das reais necessidades que cada um tem para a sua utilização.

 

Se for apenas utilizar para fazer chamadas telefónicas e enviar SMS, de nada adianta apostar num smartphone topo de gama. Mas se vai navegar na Internet diariamente, utiliza como ferramenta de trabalho, recorrer a aplicações, vai precisar de um modelo que responda às exigências. Aqui, a qualidade e capacidade de processamento e armazenamento são cruciais. Por isso, se quer tirar o máximo partido da Internet, tem de procurar um dos modelos mais potentes. 

 

Para os amantes da tecnologia, a possibilidade de ligar o smartphone a um smartwatch é quase incontornável. É crucial para quem pratica desporto ou até para quem gosta apenas de controlar alguns aspetos da sua saúde.

 

Precisa, ou simplesmente gosta, de fazer fotografias e vídeo com qualidade? Então tem de olhar, obrigatoriamente, para os modelos que assumem a fotografia como uma das suas apostas de qualidade.

 

Isto não significa gastar muito dinheiro já que existem marcas e modelos que, não tendo as últimas tecnologias dos topos de gama, respondem à maioria das necessidades do utilizador. Para estes casos, obviamente, há que ter em conta a qualidade das câmaras mas olhar também para o uso que vai fazer delas. E, obviamente, o espaço de armazenamento é crucial. Valerá a pena ponderar se precisa da versão Pro ou as versões Lite são suficientes. A diferença de preço é significativa, perde algumas funcionalidades mas, precisa realmente delas?

 

Depois, obviamente, e isto é válido para todos os casos, convém encontrar uma boa opção de cloud que permita armazenar todas as fotos, vídeos e ficheiros. Por uma questão de espaço mas também de segurança. Isto permite que, mesmo que fique sem telemóvel (por roubo ou porque se esqueceu dele em cima da mesa do café) minimizar os danos pois a sua informação será facilmente recuperada.

 

Dicas

Telemóvel ficou lento - Esta é uma das principais queixas dos utilizadores. Normalmente isto sucede porque a memória atingiu o limite e o aparelho perde capacidade de processamento. Na altura da compra ninguém liga a este pormenor, opta pelo mais barato, e passado uns tempos as queixas surgem. Hoje em dia existem diversas formas de se defender ao alojar as suas fotos num serviço como o Google Fotos, por exempo. Mas o ideal será sempre ponderar bem se, pela diferença de preço, compensa investir num modelo com maior capacidade de armazenamento.

 

Aplicações sem uso - Já parou para pensar quantas aplicações tem instaladas e às quais nunca acedeu? Este pode ser um bom momento para as eliminar. Dependendo do modelo pode mesmo verificar quais as aplicações que ocupam mais espaço no telefone.

 

Utilização em segundo plano - Através do gestor do telefone verifique quais as aplicações a correr em segundo plano (mesmo quando o telefone está desligado) e desactive aquelas que não necessita.

 

O que se passa? - O WhatsApp é uma das aplicações mais utilizadas hoje em dia. No entanto, nas dezenas de grupos e chats que possui, certamente esquece-se que todas as conversas, imagens e vídeo trocados através dessa aplicação ficam armazenadas no telefone. Lembre-se de ir limpando o lixo.

 

Jogos gratuitos e segurança - "Não há almoços grátis". Certamente conhece esta frase e já a ouviu e até proferiu diversas vezes. Com as aplicações sucede o mesmo. Tenha atenção sempre que instala uma aplicação como um jogo ou outra, em especial às permissões solicitadas no momento da instalação. Afinal, para que precisa de uma aplicação de um jogo ter acesso aos seus contactos? A par das questões da segurança, lembre-se que podem existir processos a correr que tornam o telefone muito mais lento.

 

Artigos Relacionados

  • Aproveitar as compras para conquistar experiências

    É preciso analisar e comparar o preço, as condições de garantia e devolução e quais as "ofertas" associadas.Saiba mais

  • Sondagem: O que mais aprecia num smartphone

    O mercado dos smartphones é dominado por três marcas: Samsung, Apple e Huawei. Mas quais os critérios da escolha?Saiba mais

  • 4G+ e 4,5G, quais as vantagens e quando chega o 5G?

    Com os smartphones, vem a capacidade de novos conteúdos, abrem-se as portas a uma série de startups, empresas dedicadas às aplicações, jogos, ferramentas de trabalho.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Telemóveis

    Telemóveis

    Até 15GB de Internet GRÁTIS na compra de um smartphone.Saiba mais

  • Programa MEOS

    Programa MEOS

    Experiências e equipamentos. Um euro vale um MEO.Saiba mais

  • smartwatchGT.png

    Smartwatchs

    Um relógio que o liga ao mundo da IoTSaiba mais