Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

5 dicas para ser mais sustentável (e poupar) em casa

5 dicas para ser mais sustentável (e poupar) em casa

 

Voltámos a estar fechados em casa. E se por um lado já sabemos de cor as dificuldades que este confinamento vai trazer, por outro podemos tentar lembrar algumas coisas boas. 

 

Mais tempo com a família, mais tempo para cuidar da horta, mais tempo para fazer maratonas de séries – mas, acima de tudo, mais tempo para mudar comportamentos e começar 2021 de uma forma mais sustentável.

 

Além de levares o teu próprio saco quando vais às compras ou de apostar em roupa em segunda mão, há pequenas mudanças que podes fazer mesmo dentro de casa. Aponta estas dicas que te vão ajudar a ser mais amigo do ambiente e ainda poupar na conta da luz. Para uma ajuda extra, conta com o MEO Energia, um serviço de eletricidade 100% verde, produzido exclusivamente a partir de energias renováveis. E se fores cliente MEO ganhas o dobro da net móvel em todos os telemóveis do teu pacote MEO. Preparado para mudar?

 

1. Usa lâmpadas LED e/ou inteligentes

É provável que já tenhas ouvido esta dica antes, mas sabes realmente quanto é que podes poupar se optares por lâmpadas LED? Até €8/lâmpada, num ano. Por isso, aproveita o tempo extra em casa para te certificares que todas as lâmpadas já estão trocadas. E já que falamos em luz, damos-te outra pista: aposta nas lâmpadas inteligentes. A sua funcionalidade de controlo remoto, através do smartphone, permite poupar até 35% na iluminação.

2. Opta por tomadas e extensões eléctricas com interruptor

Com o teletrabalho, os computadores, monitores e impressoras invadiram as casas. E por esquecimento (ou preguiça, vá) muitas vezes ficam ligados. No entanto, o consumo médio destes aparelhos em stand-by significa uma despesa anual média de 40 euros. Uma forma de o evitar? Usar tomadas e extensões elétricas com interruptor. Esta pequena mudança pode reduzir a fatura de energia em ​10%. Se quiseres uma boa sugestão, o MEO dá: a Xiaomi Mi Smart Plug, com controlo à distância através do smartphone.

 

3. Deixar o frigorífico frio e quieto

Este é um dos eletrodomésticos que mais gasta, afinal tem de ficar sempre ligado. Mas há pequenos truques para conseguir poupar. Por exemplo, se abrires menos vezes a porta do frigorífico, podes poupar até 25% de energia no consumo. Já quando fores de férias (estamos a fazer figas para não faltar assim tanto), aumenta a temperatura. É que o maior consumo de energia que o frigorífico efetua é no equilíbrio da energia gasta com a abertura da porta e, assim, poupa a energia dispensada para manter temperaturas mais baixas. ​Em última análise, podes e deves pensar em opções mais económicas de eletrodomésticos.

 

4. Optar por programas de 40 ºC

Nestes dias de frio e chuva, se há eletrodoméstico que ganha protagonismo é a máquina de secar roupa. Mas temos uma dica que vai fazer bem às tuas contas e ao meio ambiente: opta por programas a 40 ºC, em vez de 60 ºC. A roupa vai ficar bem limpa e seca na mesma e assim poupas cerca de 40% no consumo energético. Se esta conversa toda te deixou a pensar que bom, bom era comprar uma máquina nova.

 

5. Instalar detectores de presença

Agora que não podemos sair, acabamos por visitar até as divisões mais abandonadas da casa. É o exemplo da garagem. Mas em vez de estares sempre a ligar e desligar a luz para lá ir espreitar alguma coisa, uma solução mais económica e sustentável é um detetor de presença que usa a energia de forma ​​​​racional. O MEO recomenda a Xiaomi Mi Motion Activated 2, que acende quando deteta movimento e apaga automaticamente ao fim de 15 segundos.

 

O MEO Energia é um serviço com benefícios para clientes MEO e sem qualquer fidelização. Podes fazer a adesão online para saber quanto podes poupar. A oferta do dobro da net móvel é exclusiva para clientes MEO e implica a ativação do Débito Directo e Fatura Electrónica na adesão ao serviço MEO Energia.

 

 

Artigos Relacionados

  • MEO Energia, a eletricidade 100% verde

    MEO Energia, a eletricidade 100% verde

    Na adesão, os novos e atuais clientes do MEO com telemóveis associados ao pacote beneficiam do dobro dos dados móveis. Saber mais

  • Qual a origem da energia?

    Qual a origem da energia?

    As mudanças começam em cada um e só somando o conjunto de ações se consegue alcançar um resultado benéfico para o planeta. Saber mais

  • 21949600_OaEkP.jpeg

    IVA da Eletricidade cai para 13%, bom para a carteira e ambiente

    O consumo energético é um dos fatores que mais pesa na fatura das despesas mensais dos consumidores portugueses. Saber mais

Soluções Recomendadas

  • philips-hue-starter-kit-3xe27-hue-white-ambiance-e

    Kit inicial 3xE27 Hue White&Color Ambiance

    Sistema de luz ambiente branca e colorida que possibilita a personalização da intensidade e coloração de cada lâmpada. Saber mais

  • philips-hue-starter-kit-3xe27-hue-white-ambiance-e

    Tomada inteligente Xiaomi Mi Smart Plug

    Esta tomada pode ser controlada à distância, o que garante maior segurança mesmo quando não há ninguém em casa. Saber mais

  • philips-hue-starter-kit-3xe27-hue-white-ambiance-e

    Bridge Philips Hue

    Cérebro do sistema de iluminação inteligente. Saber mais