Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

Em terra e em mar, brincar, brincar!

Em terra e em mar, brincar, brincar!

 

Chegou o mês em que todas as brincadeiras são possíveis. Afinal, é Carnaval… ninguém leva a mal! Dentro e fora de casa as sugestões não faltam.

 

Mas vamos falar um pouco mais sobre o Carnaval

 

Entrudo e Carnaval são a mesma coisa? As definições confundem-se, as datas de início na História também.

 

Carnaval é a expressão mais usada nos meios urbanos e deriva da junção de duas palavras latinas carnis (carne) e valles (prazeres) e o evento tem a duração de 3 dias.

 

O Carnaval era inicialmente uma festa pagã, feita de excessos e libertinagem, mas acabou por ser adotada pela Igreja Católica, no século XI, aquando da instituição das celebrações da Semana Santa, antecedida por 40 longos dias de jejum: a Quaresma.

 

Durante os três dias que antecediam este período de penitência e privação, as pessoas juntavam-se nas ruas, enalteciam os seus costumes e tradições, organizando uma grande festa que decorria nos chamados “dias gordos”, principalmente na terça-feira.

 

Na época do Renascimento, surgiram os bailes de máscaras e as fantasias que se tornaram muito populares na Europa, nomeadamente em Roma e Veneza, onde continua a acontecer um dos carnavais mais importantes do mundo.

 

Como é o Carnaval em Portugal

 

A expressão Entrudo deriva do latim introitus, que significa “entrada”, “acesso” ou “abertura”. Neste caso, entrada na Quaresma. Os primeiros registos de utilização desta palavra datam do século XIII, durante o reinado de Afonso III, sendo uma palavra mais usada nas zonas rurais e no norte do país.

 

Em Portugal esta festividade sempre foi marcada por grande espontaneidade popular. É comum dizer-se que o título de Carnaval mais português pertence ao Carnaval de Torres Vedras, que este ano assinala o seu centenário. Não se deve, no entanto, ignorar algumas tradições locais específicas desta época, como os Caretos de Podence (Trás-os-Montes) e Lazarim (Douro), os Cardadores de Vale do Ílhavo, bem como a famosa Dança dos Cus de Cabanas de Viriato (Viseu).

 

No Brasil, o Carnaval chegou possivelmente com o Entrudo, levado pelos portugueses no tempo da colonização, sendo atualmente a festa mais conhecida mundialmente.

 

Toda a diversão onde estiveres

 

Nunca foi tão fácil ter os mais pequenos entretidos! Nesta época festiva, com o MEO Go podes levar a folia dos canais preferidos dos pequenotes para todo o lado, no smartphone, tablet e PC, sem gastar dados e com total segurança.

 

Com um design kids friendly e uma área dedicada em exclusivo às crianças e acesso a uma lista infindável de conteúdos infantis, o difícil vai ser escolher o que ver. Está disponível para clientes com serviço TV, com o 1º mês grátis para novas adesões.

 

O Panda veste-se de magia no mês do Carnaval

 

Aventura, amizade e magia chegam ao canal Panda com uma programação especial e com os personagens mais divertidos da TV: Ella a Elefanta, as Mini Poderosas, a magia da Barbie e as aventuras da Dora. O especial de Carnaval acontece de 8 a 10 de fevereiro, no canal 46.

 

Carnaval é com o canal Biggs

 

Em fevereiro vais ter muitas razões para ficar em casa na companhia do Biggs. Prepara as pipocas e assiste aos filmes: A Última Rapariga no dia 11, A Canção de Uma Vida a 17 e Jogos Famintos no dia 24. Não percas ainda a estreia das novas temporadas de I Am Jazz no dia 16. Canal 54

 

No Carnaval ninguém leva a mal…

 

… que os dias sejam passados em frente à televisão. E com um especial Carnaval no AXN Movies, como podemos resistir à tentação? Dia 13 de fevereiro anima a tua realidade com filmes pensados para momentos em família. Canal 64.

 

Desfile de Carnaval é Globeleza

 

E porque a folia é para todas as idades, o maior Carnaval do mundo regressa à Globo Portugal, com transmissão em direto, a partir do Sambodromo da Marquês de Sapucai, na madrugada dos dias 12 e 13 de fevereiro, no canal 10.

 

Isto dava um filme

 

O MEO Kids tem o entusiasmo de uma criança e alinha em tudo o que é programinha bom! Assim, marca presença na 11.ª edição do Festival Play de cinema infantil e juvenil de Lisboa, dedicado a crianças e jovens. O evento terá lugar no Cinema S. Jorge e na Cinemateca Júnior, de 24 de fevereiro a 3 de março, com sessões de cinema, concertos e workshops.

 

Programa Estou Aqui

 

As crianças ficam “em pulgas” com a chegada do Carnaval, ansiosas de se vestirem das suas personagens favoritas e, para que esta época festiva decorra sem incidentes, o programa de pulseiras Estou Aqui foi prolongado até 29 de fevereiro de 2024.

 

A parceria entre o MEO, a PSP e a Rádio Comercial tem como objetivo aumentar a segurança infantil e sensibilizar as famílias para o tema. Como? Cada pulseira pedida tem um código único associado a uma base de dados, que permite identificar as crianças quando se perdem e entrar em contacto com os pais. Registe-se e adira ao programa aqui, forneça informações relevantes sobre o seu filho e levante a pulseira (ativa durante um ano) numa esquadra da PSP. Se ainda não aderiu, ficam já algumas dicas para os pais:

  • manter um diálogo aberto e apropriado à idade do seu filho;
  • encorajá-lo a falar consigo, a contar com quem brincou e a informá-lo antes de ir a algum lado;
  • quando estiverem num lugar público, combinar antecipadamente um sítio fácil de identificar no caso de se perderem;
  • usar roupas vivas e fortes, nomeadamente chapéus, para serem mais fáceis de localizar.

 

 

Gostas de Carnaval? Descobre qual o teu tipo de folião.

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

  • O mundo das aplicações no serviço de TV

    O mundo das aplicações no serviço de TV

    O botão azul serve para aceder às aplicações de forma direta, sem ter de ir ao Menu. Saber mais

  • MEO integra experiências do Jardim Zoológico no ecrã de televisão

    MEO integra experiências do Jardim Zoológico no ecrã de televisão

    O MEO lançou, em parceria com o Jardim Zoológico, a App TV Jardim Zoológico, com rubricas lúdicas e didáticas para diversão de toda a família. Saber mais

  • O entretenimento tecnológico para crianças

    O entretenimento tecnológico para crianças

    Hoje em dia podes encontrar na grelha dos operadores desde jogos memória até um sistema de karaoke que possibilita algumas horas de diversão em família. Saber mais

 Soluções Recomendadas

  • Melhor Experiência TV

    O teu tempo é precioso. Encontra rapidamente o que quer ver. Saber mais

  • MEO Go

    MEO Go

    A TV do MEO onde e quando quiseres, dentro e fora de casa. Saber mais

  • Smart TV 4K

    Smart TV 4K

    Televisões 4K a prestações e sem juros. Saber mais