Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

Data Center da PT é inaugurado hoje

 

A Covilhã, cidade da Serra da Estrela, dos queijos, da lã e do turismo, torna-se hoje o coração da era digital, com a inauguração do novo Data Center da Portugal Telecom (PT).

 

Distinguido pelo Uptime Institute com o prémio Tier III Certification of Design Documents, uma certificação de elevado prestígio a nível internacional, O Data Center da PT é considerado um dos maiores a nível mundial e uma referência tecnológica e arquitetónica de características únicas no nosso país, que irá criar 400 empregos diretos e 1.000 empregos indiretos.

 

 O Data Center está implantado numa área de 75.500 m2. O campus deste núcleo tecnológico tem 12.000 m2 e está preparado para alojar 50 mil servidores com 30 Pbytes de capacidade de armazenamento, onde equipas laborarão 24 horas por dia, 365 dias por ano.

 

Destaca-se o bloco técnico em forma de cubo (no futuro serão quatro blocos técnicos, construídos à medida das necessidades), um edifício imponente, com 55 metros por 55 metros e 33 metros de altura, rodeado de espelhos de água que lhe refletem a imagem e revestido de lâminas de alumínio que, por um lado, sustentam o conceito de segurança máxima e, por outro, limitam a propagação de ondas eletromagnéticas.

 

Para além deste, há ainda o edifício de suporte espelhado, 1610 painéis fotovoltaicos que produzem 30% da energia que o edifício de suporte necessita por ano, e ainda uma subestação de alta tensão. Será, posteriormente, também construído um parque eólico capaz de alimentar energeticamente o Data Center.

 

No jardim do campus estão plantadas cerca de 650 árvores e plantas autóctones que dispensam rega, o que permite otimizar o consumo de água. Aliás, energeticamente, o Data Center da PT é um dos mais eficientes do mundo, com cerca de 75% da energia proveniente de fontes renováveis e, por exemplo, utilização de sistemas de free cooling (sistemas de refrigeração ambientalmente responsáveis) A sua construção eficiente permitiu também, em termos e custos de construção por MW crítico, ficar 30 a 40% abaixo da média de mercado.

 

O investimento realizado na Covilhã irá ter impactos diretos e indiretos na sociedade e na economia da região. Para além dos novos postos de emprego, será também criado um Centro de Inovação em Tecnologias de Informação, que permitirá atrair para a região núcleos empresariais nacionais e internacionais, os quais irão contribuir para o seu desenvolvimento económico. A Covilhã irá continuar a atrair turistas, estudantes e agora também pessoas do mundo tecnológico ou não estivesse em ascensão uma verdadeira cidade tecnológica.

 

A ligação ao novo Data Center da PT na Covilhã tem lugar hoje a partir das 11h00. Poderá assistir a tudo através do MEO Kanal, no canal 230913 ou através deste link..

 

Notícias relacionadas:

Faltam 80 dias para ligar o Data Center da Covilhã

Portugal Telecom oferece 16 Gb de espaço na “nuvem “ a todos os portugueses

Soluções tecnológicas PT para o mercado empresarial

Smartcloud – Novo serviço da Portugal Telecom para as empresas portuguesas

Portugal Telecom implementa um dos maiores Data Center da Europa