Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

Debaixo do mesmo teto criam-se laços entre duas gerações

Debaixo do mesmo teto criam-se laços entre duas gerações

 

Se estás a ler este artigo, é possível que já tenhas ouvido falar do conceito de alojamento intergeracional. E se não ouviste, estás prestes a descobrir uma oportunidade incrível que pode transformar tanto a vida de seniores como a de jovens estudantes universitários.

 

O conceito de alojamento intergeracional

Para começar, o que é exatamente o alojamento intergeracional? Imagina seniores a abrirem as portas das suas casas para jovens estudantes universitários, proporcionando não apenas um lugar para viver, mas uma oportunidade para construir relações significativas. Este modelo não só ajuda os seniores a evitar a solidão, como também oferece aos jovens uma solução de alojamento acessível e seguro.

 

Vantagens para os Seniores

Os benefícios para os seniores são vastos. Conhecemos a história da Dra. Zulmira, uma senhora na casa dos 68 anos, médica psiquiátrica aposentada, que partilhou o seu lar com um estudante de Ciências da Educação. Além do auxílio prático nas tarefas diárias, a presença do jovem trouxe um sopro de energia à casa da Dra. Zulmira. As conversas à mesa tornaram-se animadas, e o sorriso tornou-se uma constante na sua vida.

 

Benefícios para os Jovens Estudantes

E para os jovens? Conhecemos o Lucas, um estudante da Universidade de Coimbra a viver longe da sua cidade natal, Braga. Ao optar pelo alojamento intergeracional, não só encontrou um lugar seguro para viver, mas também ganhou um apoio valioso na sua jornada académica. A troca de conhecimento intergeracional entre ele e a Dra. Zulmira criou uma ligação especial.

 

Ambos procuraram o programa Abraço de Gerações por diferentes motivos, o Lucas porque procurava alojamento e a Dra Zulmira porque queria sentir-se mais acompanhada e ajudar um jovem estudante universitário, mas ambos tinham um objetivo comum: dar espaço à partilha num ambiente familiar e acolhedor!

 

 

As relações intergeracionais são essenciais para o bem-estar e desenvolvimento humano. Os seniores acarretam consigo histórias e experiências de tudo o que já viveram e os mais novos, o sabor do desconhecido e a vontade incessante da descoberta. A troca de experiências entre diferentes gerações permite construir novos saberes e desenvolver valores essenciais como a partilha e solidariedade.

 

Como funciona o processo de alojamento intergeracional

Agora, podes estar a perguntar como funciona este tipo de alojamento. Para isso, existe um site como o Partilha Casa, que serve como uma plataforma agregadora para projetos intergeracionais. Atualmente ativo em Lisboa, através do Programa da Une.Idades e em Coimbra, através do Programa da Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI), o Abraço de Gerações este site conecta seniores com quartos disponíveis a jovens à procura de um lugar acessível e seguro para viver.

 

A experiência em Partilha Casa

Partilha Casa é uma iniciativa nacional que tem como principal objetivo a divulgação de programas que fomentam a partilha de alojamento entre Seniores e Jovens estudantes universitários, em circunstâncias de plena convivência. Cada programa é único e gerido pelas respetivas Associações. A plataforma partilhacasa.pt ajuda a perceber quais os programas parceiros da iniciativa e permite que outras pessoas se associem ao projecto.

 

Como funciona?

És ou conheces: um Sénior que vive sozinho, com um quarto disponível em casa ou um Jovem estudante universitário deslocado que procura um alojamento acessível e seguro.

 

Efetua a tua candidatura

Escolhe a localidade pretendida e o respetivo Programa. Preenche o formulário com alguns dados pessoais e aguarda o contacto do Programa que selecionaste, para que te conheçam melhor. Desta forma inicia-se o processo de triagem, identificação de compatibilidade entre perfis (do Sénior e do Jovem estudante universitário) e enquadramento entre a disponibilidade de alojamento e a procura por jovens.

 

Prepara a mudança

Depois de identificados os pares ideais, o Sénior e o Jovem estudante universitário poderão conhecer-se pessoalmente e confirmar se pretendem avançar com a convivência diária, de acordo com as condições estabelecidas pelo Programa. Depois, é só assinar o protocolo, ou contrato, e planear a mudança.

 

 

Em resumo, o alojamento intergeracional é mais do que uma solução de habitação; é uma oportunidade para construir pontes entre gerações. Os benefícios emocionais e práticos são palpáveis, e a possibilidade de aprender uns com os outros é infinita.

 

“Quando se abre uma porta, abre-se o coração”

A época natalícia assinala-se assim com esta iniciativa do MEO, enquanto marca de causas, e que não se esgota no Natal, mas que beneficiará, potencialmente, milhares de pessoas ao longo dos próximos meses. Com o propósito de ligar as pessoas a uma vida mais inovadora e inclusiva, demonstrando que a missão do MEO é liderar a transformação tecnológica e digital através da inovação, potenciando uma sociedade mais humana.

 

Debaixo do mesmo teto, criam-se laços entre duas gerações. Porque quando se abre uma porta, abre-se o coração.

 

Artigos Relacionados

  • Se há Natal em grande, há MEO

    Se há Natal em grande, há MEO

    Este ano, vamos dar um toque tecnológico à magia do Natal. Afinal, nada melhor do que presentear os nossos entes queridos com gadgets e dispositivos que os farão sorrir. Saber mais

  • O Natal, as prendas e tudo o resto

    O Natal, as prendas e tudo o resto

    O Natal chegou a um ritmo alucinante. A maioria ainda está a tentar perceber como o tempo passou tão depressa e, pelo meio, como vai conseguir tempo para as compras de Natal. Saber mais

  • Nunca é tarde para dar os primeiros passos na Internet

    Nunca é tarde para dar os primeiros passos na Internet

    EUSOUDIGITAL é uma iniciativa promovida pelo MUDA e o MEO que tem o compromisso de incentivar a participação dos portugueses no espaço digital, contribuindo para um país mais inclusivo e participativo. Saber mais

Soluções Recomendadas

  • MEO Care Seniores

    MEO Care Seniores

    Para quem care cuidar bem dos seus. Saber mais

  • Smartphones 5G

    Smartphones 5G

    Aproveita os descontos e as campanhas na compra de um smartphone 5G.Saber mais

  • Melhor experiência Net

    Melhor experiência Net

    Todos ligados em toda a casa aos avós, primos, amigos, à escola e ao trabalho.Saber mais