Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

Halloween prepara-se para assombrar no MEO

Halloween prepara-se para assombrar no MEO

 

As abóboras e as teias de aranha tomam conta das montras das lojas. Por todo o país, fantasmas, bruxas, zombies e vampiros vão sair à rua nos próximos dias. Muitas são as sugestões de maquilhagem e dicas para os melhores disfarces e quanto mais assustador e sobrenatural, melhor.

 

Dizem os historiadores que o Halloween tem origem numa celebração celta, o Stamhain, que celebrava o "fim do verão". Uma festa que começava no dia 31 de outubro e durava três dias. O povo acreditava que, nessa noite, havia uma maior proximidade entre os mortos e os vivos: os espíritos voltavam para as suas casas e para os receber, os familiares deixavam comida e bebida à porta, faziam fogueiras e usavam máscaras na rua.

 

Mais tarde, a Igreja Católica instituiu o Dia de Todos os Santos a 1 de novembro, o que acabou por misturar a tradição católica e a pagã. A tradição acabou por viajar da Irlanda para os Estados Unidos, com as pessoas que foram forçadas a imigrar na sequência da Grande Fome e ganhou outra expressão: Halloween é a abreviação de All Hallows’ Eve pela junção das palavras hallow, em português santo, e eve, “véspera”. E foi aí que surgiu a tradição moderna de “doçura ou travessura” que viria a ser exportada nos anos seguintes para vários países, entre os quais Portugal.

 

Antes do Halloween, já existia há vários séculos o pedido de pão por Deus em Portugal e ainda existe em alguns sítios do Norte e Centro do país. Nas zonas rurais, as crianças saem à rua no dia 1 de novembro e vão de porta em porta pedir bolos, dinheiro. Um costume que está relacionado com a tradição popular portuguesa de dar bolos secos às pessoas que tinham ajudado nas colheitas.

 

Atualmente, as crianças organizam-se em grupos e vão pedir doces e fazer travessuras. De certa forma, só importámos a palavra Halloween, porque já existia um costume semelhante no nosso país.

 

No MEO não faltam conteúdos assustadores

 

Para as crianças o Halloween começa na escola com os amigos e termina em casa no sofá com a família e o MEO a assistirem juntos às séries mais assustadoras ou aos filmes aterrorizantes no MEO Kids.

 

Para os adultos também há conteúdos arrepiantes. Se entrares na categoria “Terror” no serviço TVCine+ terás também sustos garantidos.

 

E como um susto nunca vem só, escolhe entre os vários filmes de terror no MEO Videoclube e aproveita a oferta de 2 filmes por €5.

 

Para completar em grande a noite mais terrível do ano, entra no espírito do Halloween e assusta os teus amigos com músicas de arrepiar quando te ligam.

 

Participa ainda no Quiz e descobre se és fã de filmes de terror!

 

 

Artigos Relacionados

  • O mundo das aplicações no serviço de TV

    O mundo das aplicações no serviço de TV

    O botão azul serve para aceder às aplicações de forma direta, sem ter de ir ao Menu. Saber mais

  • Filmes e séries à escolha…

    Filmes e séries à escolha…

    Na posição 80 da TV do MEO podes assistir a filmes e séries em qualquer momento. Saber mais

  • O entretenimento tecnológico para crianças

    O entretenimento tecnológico para crianças

    Hoje em dia podes encontrar na grelha dos operadores desde jogos memória até um sistema de karaoke que possibilita algumas horas de diversão em família. Saber mais

Soluções Recomendadas

  • MEO Go

    MEO Go

    A TV do MEO onde e quando quiseres, dentro e fora de casa. Saber mais

  • MEO Videoclube

    MEO Videoclube

    Dos êxitos mais recentes aos filmes mais premiados. Escolha e assista. Saber mais

  • Tablets

    Tablets

    A experiência móvel ampliada. Saber mais