Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

Portugal de mar, ondas e surf

Portugal de mar, ondas e surf

 

As ótimas condições para fazer surf o ano inteiro em praias de norte a sul do país e ilhas, permitem antever um futuro promissor no surf em Portugal.

 

A prática de surf no nosso país só começou a ter expressão a partir da década de 60. No final desta década, e principalmente devido a um artigo publicado na revista americana, Surfing Magazine, sobre as ondas de Sagres, começaram a aparecer com mais frequência, grupos de surfistas americanos e ingleses em surf trips.

 

Nas últimas décadas, o surf tem crescido como desporto em toda a Europa e já conta com um elevado número de praticantes. A nível nacional, tornou-se o desporto da moda, o que atraiu imensos praticantes portugueses.

 

Além disso, acontecimentos como a onda gigante da Nazaré, aliados ao facto do nosso país ter uma imensa extensão de costa e condições únicas que permitem surfar o ano inteiro, fizeram com que a costa portuguesa fosse notícia em todo o mundo. Isto provocou um aumento de turistas estrangeiros praticantes da modalidade. Por outro lado, o turismo português tem investido cada vez mais em grandes provas de surf.

 

Os campeonatos internacionais atraem meios de comunicação social, que por sua vez promovem o destino durante a cobertura do evento, como é o caso do MEO Rip Curl Portugal Pro. Paralelamente, foram também feitas campanhas internacionais pelo Turismo de Portugal, que incentivaram o crescimento do número de turistas do desporto, não só no continente como também nas ilhas.

 

Em Portugal, existe dois tipos de turismo de surf. Os praticantes assíduos, que normalmente viajam nos períodos das temporadas locais e os iniciantes ou praticantes esporádicos, que normalmente são os turistas nacionais e de surf de verão. Isto permite que haja turismo de surf em Portugal durante todo o ano.

 

 

Escolas de surf de norte a sul de Portugal

 

Está na hora de desafiar os miúdos a subir para a prancha, experimentar coisas novas e divertidas em família, descobrir novos lugares e fazer novas amizades.

 

Há cada vez mais escolas de surf, surf camps, surf hostels, surf houses de norte a sul do país, com estadias e atividades para todas as idades.

 

Associações, escolas e autarquias afirmam que Portugal é cada vez mais um destino de turistas praticantes de surf, que procuram aulas, provas ou experiências autónomas, dinamizando negócios durante todo o ano e por todo o país.

 

 

As melhores praias com Bandeira Azul

 

Em 2022 a associação Bandeira Azul da Europa volta a ultrapassar as três centenas e meia de praias premiadas em Portugal, com um aumento de 21 Bandeiras Azuis em relação ao ano anterior.

 

Continua a haver vários areais onde se pode estender a toalha com a certeza de que estamos num sítio em boas condições. Isto porque, para conseguir este título, que é atribuído anualmente, é preciso que as praias se candidatem e cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto.

 

Podes descobrir todas as praias galardoadas de norte a sul do país no site do Programa Bandeira Azul.

 

 

Campeonatos de surf em território nacional

Liga MEO Surf é o principal circuito nacional e as estrelas nacionais estão quase a regressar às praias portuguesas. O campeonato nacional vai passar pela Figueira da Foz, Porto, Ericeira, Ribeira Grande (Açores) e Peniche e já saiu o calendário das etapas da Liga MEO Surf para 2024.

 

A World Surf League vai voltar a passar por Portugal em março. Peniche recebe mais uma etapa do Mundial de surf, mais concretamente na praia de Supertubos. Vem ver ao vivo o desempenho dos melhores surfistas do mundo. 

 

Antes de ires à praia podes consultar as condições do tempo e do mar através do serviço MEO Beachcam, com mais de 100 livecams em direto nas praias de norte a sul do país.

 

Depois de acompanhares ao vivo o desempenho dos melhores surfistas nacionais e internacionais, desfruta das vantagens que Portugal tem para oferecer, com a sua rica gastronomia em peixe fresco, como as famosas sardinhas ou o bacalhau, acompanhado por um excelente vinho nacional e com o mar na linha do horizonte.

 

 

Artigos Relacionados

  • Lisboa Capital Verde 2020

    A distinção resulta da avaliação de um conjunto de especialistas internacionais. Saber mais

  • MEO Energia, a eletricidade 100% verde

    MEO Energia, a eletricidade 100% verde

    A Altice Portugal, associou-se à PT Live para criar um tarifário de energia renovável com “benefícios de comunicações”. Saber mais

  • Planeta Terra respirou durante a pandemia

    Planeta Terra respirou durante a pandemia

    É preciso olhar para a frente e pensar que os países, as empresas, as pessoas, têm o futuro do planeta na sua mão. Saber mais