Portugal de mar, ondas e surf
As ótimas condições para fazer surf o ano inteiro em praias de norte a sul do país e ilhas, permitem antever um futuro promissor no surf em Portugal.
A prática de surf no nosso país só começou a ter expressão a partir da década de 60. No final desta década, e principalmente devido a um artigo publicado na revista americana, Surfing Magazine, sobre as ondas de Sagres, começaram a aparecer com mais frequência, grupos de surfistas americanos e angleses em surf trips.
Nas últimas décadas, o surf tem crescido como desporto em toda a Europa e já conta com um elevado número de praticantes. A nível nacional, tornou-se o desporto da moda, o que atraiu imensos praticantes portugueses.
Além disso, acontecimentos como a onda gigante da Nazaré, aliados ao facto do nosso país ter uma imensa extensão de costa e condições únicas que permitem surfar o ano inteiro, fizeram com que a costa portuguesa fosse notícia em todo o mundo. Isto provocou um aumento de turistas estrangeiros praticantes da modalidade. Por outro lado, o turismo português tem investido cada vez mais em grandes provas de surf.
Os campeonatos internacionais atraem meios de comunicação social, que por sua vez promovem o destino durante a cobertura do evento, como é o caso do MEO Rip Curl Portugal Pro. Paralelamente, foram também feitas campanhas internacionais pelo Turismo de Portugal, que incentivaram o crescimento do número de turistas do desporto, não só no continente como também nas ilhas.
Em Portugal, existe dois tipos de turismo de surf. Os praticantes assíduos, que normalmente viajam nos períodos das temporadas locais e os iniciantes ou praticantes esporádicos, que normalmente são os turistas nacionais e de surf de verão. Isto permite que haja turismo de surf em Portugal durante todo o ano.
Escolas de surf de norte a sul de Portugal
Está na hora de desafiar os miúdos a subir para a prancha, experimentar coisas novas e divertidas em família, descobrir novos lugares e fazer novas amizades.
Há cada vez mais escolas de surf, surf camps, surf hostels, surf houses de norte a sul do país, com estadias e atividades para todas as idades.
Associações, escolas e autarquias afirmam que Portugal é cada vez mais um destino de turistas praticantes de surf, que procuram aulas, provas ou experiências autónomas, dinamizando negócios durante todo o ano e por todo o país.
As melhores praias com Bandeira Azul
Em 2022 a associação Bandeira Azul da Europa volta a ultrapassar as três centenas e meia de praias premiadas em Portugal, com um aumento de 21 Bandeiras Azuis em relação ao ano anterior.
Continua a haver vários areais onde se pode estender a toalha com a certeza de que estamos num sítio em boas condições. Isto porque, para conseguir este título, que é atribuído anualmente, é preciso que as praias se candidatem e cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto.
Podes descobrir todas as praias galardoadas de norte a sul do país no site do Programa Bandeira Azul.
Surf sustentável a longo prazo
O projeto MEO The Unwanted Shapes surgiu para inspirar a vencer a poluição nos oceanos com os melhores do mundo, shapers e surfistas, de modo a criar pranchas de surf de alta-performance sustentáveis.
Ousa testar! Vem testar o futuro das pranchas de surf com materiais de impacto zero no planeta.
Com o mundo a enfrentar o desafio das mudanças climáticas, a sustentabilidade ocupa uma posição central na vida de todos, e o surf não é exceção. É por isso que o MEO o TdP e a WSL, têm-se destacado como atores ativos na criação de uma maior consciencialização sobre as melhores práticas ambientais e ao mesmo tempo, inspirar outros.
A preservação do planeta e dos oceanos está nas mãos de todos nós.
Campeonatos de surf em território nacional
A liga MEO Surf é o principal circuito nacional e as estrelas nacionais estão quase a regressar às praias portuguesas, com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot a defenderem os títulos nacionais de 2022 e ainda com Frederico Morais (membro da elite do surf mundial no período compreendido entre 2017 a 2022), Francisca Veselko (recém-corada campeã mundial júnior da World Surf League e campeã nacional em 2021), Carolina Mendes (campeã nacional em 2016 e 2017 e vice-campeã nacional em título), entre outras estrelas do surf em Portugal, a marcarem presença na competição.
O campeonato nacional vai passar pela Figueira da Foz, Porto, Ericeira, Ribeira Grande (Açores) e Peniche. A grande novidade é a possibilidade da participação de surfistas não comunitários que residam em Portugal, além da já autorizada entrada de atletas da União Europeia e do Brasil.
Calendário das etapas da Liga MEO Surf para 2023:
24 a 26 de março - Allianz Figueira Pro
21 a 23 de abril - Joaquim Chaves Saúde Porto Pro
10 a 12 de junho - Allianz Ericeira Pro
23 a 25 de junho - Allianz Ribeira Grande Pro
27 a 29 de outubro - Bom Petisco Peniche Pro
World Surf League vai voltar a passar por Portugal em março.
Peniche vai ser a 3ª etapa do Mundial de surf em 2023, mais concretamente na praia de Supertubos. O MEO Rip Curl Portugal Pro acontece depois de duas rondas de abertura que se realizam no Havai (o Billabong Pro Pipeline e o Hurley Pro Sunset Beach).
Vem ver ao vivo o desempenho de Gabriel Medina, Carissa Moore, Kelly Slater, Teresa Bonvalot, Frederico Morais e muitos outros.
O surfista nacional Frederico Morais – KIKAS, falou numa entrevista à TimeOut sobre a importância do desporto em Portugal e na sua vida.
Os melhores surfistas do mundo vêm a Peniche entre 8 e 16 de março de 2023, nesta que será a terceira de dez etapas da competição.
Antes de ires à praia podes consultar as condições do tempo e do mar através do serviço MEO Beachcam, com mais de 100 livecams em direto nas praias de norte a sul do país.
Depois de acompanhares ao vivo o desempenho dos melhores surfistas nacionais e internacionais, desfruta das vantagens que Portugal tem para oferecer, com a sua rica gastronomia em peixe fresco, como as famosas sardinhas ou o bacalhau, acompanhado por um excelente vinho nacional e com o mar na linha do horizonte.
Artigos Relacionados
Lisboa Capital Verde 2020
A distinção resulta da avaliação de um conjunto de especialistas internacionais. Saber mais
MEO Energia, a eletricidade 100% verde
A Altice Portugal, associou-se à PT Live para criar um tarifário de energia renovável com “benefícios de comunicações”. Saber mais
Planeta Terra respirou durante a pandemia
É preciso olhar para a frente e pensar que os países, as empresas, as pessoas, têm o futuro do planeta na sua mão. Saber mais