Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

Cirurgia inédita com recurso ao 5G

Cirurgia inédita com recurso ao 5G

 

No dia 5 de maio, a Altice Portugal, a Fundação Champalimaud e a operadora Movistar fizeram história ao realizarem a primeira cirurgia de cancro da mama com recurso a tecnologia 5G, que serviu para unir Portugal e Espanha e que colocou esta rede de quinta geração ao serviço da Saúde.

 

900 kms distam entre Lisboa e Zaragoza. Esta foi a distância encurtada pelas valências da 5.ª geração móvel da Altice Portugal – velocidade, menor latência, inteligência e fiabilidade – que fizeram com que o Dr. Pedro Gouveia, reputado cirurgião da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, estivesse em contacto direto audiovisual permanente e em tempo real com o cirurgião espanhol da mesma unidade, Rogelio Andrés-Luna.

 

Esta cirurgia inédita, com supervisão remota por um segundo cirurgião, recorreu às vantagens da realidade aumentada e do 5G, asseguradas em Portugal pela tecnologia da Altice Labs (laboratório de inovação e I&D da Altice Portugal) e em Espanha pela Movistar. A intervenção foi acompanhada no palco do Congresso da Associação Espanhola de Cirurgiões da Mama (AECIMA), que decorre até dia 7 de maio, na Faculdade de Medicina da Faculdade de Zaragoza.

 

altice-portugal-fundacao-champalimaud-destaque.jpg

 

A cirurgia foi conduzida pelo Dr. Pedro Gouveia que esteve equipado com óculos de realidade mista (Hololens que conjugam realidade virtual e aumentada) que lhe permitiram acesso real à paciente e, em simultâneo, a informações adicionais projetadas sobre as lentes especiais e indicações vindas de Espanha. Por seu lado o Dr. Rogelio Andrés-Luna teve como instrumento de trabalho um laptop ligado aos óculos do cirurgião português. A grande novidade nesta interligação foi o recurso ao 5G neste use case internacional. Os óculos estiveram ligados por Eth/USB a um smartphone (como conectividade 5G), que funcionou como router 5G, tendo a Altice Labs configurado, na sala de operações, uma rede privada da quinta geração de redes móveis.

 

Antes do momento da cirurgia, as equipas da Altice Portugal estiveram, durante toda a semana, nas instalações da Avenida de Brasília em montagens e testes da ligação ibérica em estreita colaboração com a Fundação Champalimaud e a operadora espanhola Movistar. Um exemplo real de saúde conectada por via da tecnologia.

 

 

De acordo com Ana Figueiredo, Presidente Executiva da Altice Portugal, "a Altice Portugal orgulha-se de participar na primeira intervenção cirúrgica de cariz internacional com recurso a 5G. A evidência do mais nobre propósito da sua capacidade tecnológica e de inovação ao serviço do bem maior que é a saúde. Este é mais um pilar na história da nossa marca de I&D, a Altice Labs, que exporta a tecnologia e o talento portugueses para todo o mundo” afirma.

 

altice-portugal-fundacao-champalimaud-mosaico.jpg

 

 Para a Altice Portugal a tecnologia faz sentido ao serviço das pessoas e da sociedade, melhorando a sua vida e trazendo facilidade e comodidade ao seu dia a dia. Esta cirurgia é um exemplo máximo deste objetivo e das vantagens que o 5G pode aportar, como tecnologia disruptiva, fundamental para a transição digital do País em vários setores como a saúde, a educação, as cidades, a indústria ou a agricultura.

 

Nos últimos cinco anos a Altice Portugal investiu fortemente em infraestruturas, assegurando a acesso a fibra ótica em mais de seis milhões de lares. Esta fibra ótica, aliada à crescente cobertura do 5G, dá a Portugal a conectividade que o coloca no mapa da inovação a nível mundial e contribui para um País a uma só velocidade, agnóstico a assimetrias regionais e à densidade populacional.

 

Artigos Relacionados

  • 5G em todas as capitais de distrito e nas regiões autónomas

    5G em todas as capitais de distrito e nas regiões autónomas

    2022 ficará na história das comunicações como o ano do lançamento comercial da rede 5G em Portugal. Saber mais

  • À boleia do 5G

    À boleia do 5G

    A rede móvel de quinta geração já chegou e é uma verdadeira revolução tecnológica. Saber mais

  •  3 razões para fazer parte da mudança 5G

    3 razões para fazer parte da mudança 5G

    Nas últimas décadas, habituámo-nos a grandes saltos tecnológicos – do aparecimento da internet ao arranque da era dos smartphones. O próximo avanço está aí à porta. Falamos da tecnologia 5G, a rede móvel de quinta geração. Saber mais

 Soluções Recomendadas

  • 5g-maxima-velocidade-meo-secundario.webp

    5G

    Chegou o 5G MEO à Máxima velocidade. Experimenta grátis com o teu smartphone 5G. Saber mais

  • MEO Care Saúde

    MEO Care Saúde

    Para quem care cuidar da sua saúde. Saber mais

  • Smartphones 5G

    Smartphones 5G

    Aproveita os descontos e as campanhas MEO em Smartphones 5G. Saber mais