Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

Da expansão à transformação, e agora 5G?

22490415_lDnSG.png

 

No final de 2022, o 5G chegava a 98% dos concelhos do país e a 49% das freguesias, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). Em comparação com o terceiro trimestre de 2022, verificou-se nos últimos três meses desse ano um acréscimo de 35% no número de estações 5G instaladas. O 5G chegou e veio para ficar.

 

 

Da expansão à transformação, e agora 5G?
No final de 2022, o 5G chegava a 98% dos concelhos do país e a 49% das freguesias, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). Em comparação com o terceiro trimestre de 2022, verificou-se nos últimos três meses desse ano um acréscimo de 35% no número de estações 5G instaladas. O 5G chegou e veio para ficar.

 

O 5G enquanto motor da transição digital
2022 foi, sem dúvida, um ano de expansão da rede, expansão que vai continuar em 2023. Para tal, muito contribui a democratização do acesso a equipamentos 5G, disponibilizando uma experiência de maior velocidade e menor latência.

 

Apesar do 5G ser uma rede evolutiva, ainda com diversas releases em vias de normalização por organismos internacionais, o potencial do 5G já começou a revelar-se no palco do suporte às operações. A Altice Portugal já teve oportunidade de o demonstrar ao associar-se à primeira cirurgia remota, ao suporte operacional de um acidente de viação ou no contexto da indústria 4.0, entre outros.

 

O ano de todas as respostas
2023 será determinante, seja por evolução da cobertura, seja na própria evolução da rede 5G.

 

Enquanto consumidores individuais podemos esperar novidades nas áreas de entretenimento, gaming e streaming, com realidade aumentada/virtual, internet táctil e iteração em tempo real. Como cidadãos, o 5G poderá contribuir em questões de mobilidade sustentável, transição para mobilidade elétrica e smartcities, com melhoria da qualidade de vida. Veículos a comunicar com veículos e veículos a comunicar com infraestruturas rodoviárias contribuirão para uma maior segurança rodoviária e para uma condução autónoma.

 

Em setores como a saúde, a assistência em ambulatório, terapia ocupacional, assistência remota com sensores e colaborativa em processos cirúrgicos, o 5G vai potenciar um novo ecossistema nos cuidados de saúde com uma medicina mais participativa, preditiva, preventiva e personalizada.

 

Na educação, o 5G terá impacto em novos processos de aprendizagem imersivos com recurso a realidade virtual, realidade aumentada e internet táctil, mas também num ensino mais personalizado e inclusivo, facultando novos recursos para endereçar necessidades educativas especiais.

 

Na gestão de facilities, como edifícios, portos, aeroportos, fábricas ou armazéns, o 5G terá um papel relevante com enfoque na eficiência energética e impacto na sociedade, no incremento da segurança no trabalho através de soluções de bioconectividade, analítica avançada de vídeo para manobras mais contextualizadas e precisas, assim como no controlo de qualidade.

 

A importância das redes privadas
A flexibilidade do 5G, em termos de arquitetura, possibilita já hoje que muitos destes novos processos sejam suportados em ambiente totalmente privado – seja por questões de segurança da informação como de autonomia, trazendo para esse ambiente todos os mecanismos de interoperabilidade, fiabilidade e processos de planeamento e supervisão de redes móveis com provas dadas a nível mundial.

 

Os principais benefícios das redes privadas passam, desde logo, pela disponibilidade constante, resultado de uma tecnologia normalizada a nível global, com mecanismos, standards e protocolos definidos, acompanhados por metodologias de planeamento, que garantem elevados níveis de disponibilidade e resiliência, vitais para processos automáticos e contínuos. A baixa latência, por outro lado, é algo fundamental a algumas aplicações críticas, que requerem latências na ordem dos milissegundos.

 

As redes privadas destacam-se ainda pela sua alta fiabilidade assente numa arquitetura redundante e em mecanismos sofisticados de gestão e operação. Para além do mais, garantem alta densidade e velocidade, o que se traduz no suporte da aquisição de dados e controlo de múltiplos dispositivos disseminados espacialmente de uma forma concentrada. São os casos dos sensores, câmaras, bodycams, equipamentos de realidade virtual e aumentada ou drones, entre outros.

 

Por fim, importa salientar a flexibilidade e personalização destas redes, que se adaptam de forma simples e rápida às necessidades de aplicação e à sua evolução ao longo do tempo.

 

A importância do 5G para a Altice
A Altice assume-se com um dos principais players no campo da tecnologia 5G, dispondo da maior rede de fibra ótica em Portugal, com mais de 5 milhões de km e rede móvel de nova geração (4G/5G). Uma rede que garante a melhor cobertura, velocidade, robustez, fiabilidade, confiança e qualidade de serviço e que, ao mesmo tempo, permite oferecer serviços convergentes de fibra e 5G com as melhores soluções MEO Empresas para transformar e potenciar os negócios.

 

Artigos Relacionados

  • 5G: Acelerar Portugal – Metaverso em todo o lado

    5G: Acelerar Portugal – Metaverso em todo o lado

    Metaverso está "na boca do mundo", mas há ainda muita confusão sobre o que significa. Até porque há diferentes definições e interpretações do que poderá ser este ecossistema. Saber mais

  • 5G: Acelerar Portugal – Tudo ligado

    5G: Acelerar Portugal – Tudo ligado

    Nesta rubrica dedicada ao 5G, vamos explicar como esta tecnologia tem o potencial para mudar a própria sociedade. Saber mais

  • Sentes que já sabes tudo sobre 5G?

    Sentes que já sabes tudo sobre 5G?

    O 5G do MEO chegou à máxima velocidade. E tu, consegues acompanhar? Saber mais

 Soluções Recomendadas

  • 5g-maxima-velocidade-meo-secundario.webp

    5G

    Chegou o 5G MEO à Máxima velocidade. Experimenta grátis com o teu smartphone 5G. Saber mais

  • MEO Care Saúde

    Smartphones 5G

    Aproveita os descontos e as campanhas MEO em Smartphones 5G. Saber mais

  • Smartphones 5G

    Pacotes MEO

    Aproveita as ofertas exclusivas de adesão! Adere já online! Saber mais