Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

Nunca é tarde para dar os primeiros passos na Internet

Nunca é tarde para dar os primeiros passos na Internet

 

Já ouviste falar em literacia digital?

 

Segundo a Comissão Europeia, a literacia digital é definida como “as habilidades necessárias para alcançar a competência digital, sustentadas por competências básicas em TIC e no uso de computadores, com o objetivo de recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação, e de comunicar e participar em redes colaborativas via Internet.”

 

Confuso? Para se perceber a importância deste conceito é necessário, em primeiro lugar, compreendê-lo. Deriva da noção de literacia já presente na educação há muitos anos, mas que precisou de ser aplicada ao mundo digital após o boom tecnológico vivido pela sociedade.

 

A palavra “literacia” remete-nos ao processo de alfabetização e tem como objetivo a compreensão de palavras e textos, permitindo-nos entender as situações comunicativas que nos rodeiam. Este conceito quando acompanhado do adjetivo “digital”, refere-se à capacidade de compreender as situações de leitura e escrita que acontecem no contexto tecnológico.

 

Assim, a literacia digital envolve não só a capacidade de leitura e escrita em ecrãs de telemóveis e computadores, como a utilização dos recursos tecnológicos ― localização, filtros, análises, etc.

 

Vantagens da literacia digital

 

Num mundo que vive cada vez mais no online do que na vida real, visto que não concebemos o dia a dia sem tecnologia, que importância terá a literacia digital?

 

Pode ajudar-te a desenvolver o pensamento crítico e estimular a tua criatividade, tendo em conta que a internet é uma ferramenta indispensável para a livre circulação de ideias e conteúdos didáticos, basta que estejamos preparados para distinguir entre o que é conveniente assimilar e o que é falso. Mas, também é útil para te ajudar na resolução de problemas de forma lógica, para melhorar a comunicação nas tuas relações interpessoais ou para te tornar mais versátil e multidisciplinar, algo que pode ser bastante valorizado em contexto profissional.

 

É neste sentido que o 5G se torna um poderoso instrumento de transição digital e apresenta novas oportunidades de desenvolvimento económico e social, passando a ser possível potenciar, em tempo real, o desenvolvimento de abordagens diferentes, quer ao nível de modelos de negócio quer na prestação de serviços e na organização social, designadamente nos transportes, na saúde, na indústria, na logística, na energia, no entretenimento e na agricultura.

 

Programa EUSOUDIGITAL

 

EUSOUDIGITAL é um programa que tem como objetivo promover a capacitação digital de um milhão de adultos em Portugal até ao final de 2023.

 

Uma rede de milhares de voluntários, apoiados em mais de 1.500 espaços em Portugal, irão apoiar adultos que nunca utilizaram a internet.

 

O Programa EUSOUDIGITAL é uma iniciativa financiada pela Caixa Geral de Depósitos, promovida pelo MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa e o MEO, enquanto marca de causas, é parceiro deste compromisso de incentivar a participação dos portugueses no espaço digital, contribuindo para um país mais avançado, inclusivo e participativo.

 

Neste sentido e de forma a facilitar a entrada de mais adultos no mundo digital, o MEO e o EUSOUDIGITAL oferecem condições exclusivas na compra de um Huawei MatePad T 10 4G com internet incluída, para alunos do programa que acabaram de ter o primeiro contacto com o mundo digital.

 

Se quiseres conferir qual é o teu nível de competências digitais, responde às questões neste quiz:

 

 

Artigos Relacionados

  • 5G: Acelerar Portugal – Tudo ligado

    5G: Acelerar Portugal – Tudo ligado

    A rede móvel de quinta geração já chegou e é uma verdadeira revolução tecnológica.Saber mais

  • E-LeYa mais com o MEO

    Fica a saber que já chegou uma nova plataforma de leitura digital em Portugal para te ajudar a fomentar ou até a manter este hábito. Saber mais

  • Navegar em segurança na internet

    Navegar em segurança na internet

    Pagar contas, pesquisar, guardar dados pessoais, fazer compras online, enviar e receber mensagens...hoje em dia dá para fazer quase tudo pela internet. Mas será que é realmente seguro? Saber mais

Soluções Recomendadas

  • MEO Net Segura

    MEO Net Segura

    Liga-te sem medos à maior e mais segura rede móvel. Saber mais

  • Comprar e pagar com MEO

    Comprar e pagar com MEO

    Sabias que é possível subscrever apps, jogos, filmes e músicas e pagar com MEO?Saber mais

  • Informática

    Informática

    Liga-te a uma nova forma de aprender. Saber mais