Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

5G: Acelerar Portugal – Metaverso em todo o lado

5G: Acelerar Portugal – Metaverso em todo o lado

 

Metaverso está "na boca do mundo", mas há ainda muita confusão sobre o que significa. Até porque há diferentes definições e interpretações do que poderá ser este ecossistema.

 

Nesta rubrica dedicada ao 5G, vamos explicar como esta tecnologia tem o potencial para mudar a própria sociedade.

 

Metaverso está ‘na boca do mundo’, mas há ainda muita confusão sobre o que significa. Até porque há diferentes definições e interpretações do que poderá ser este ecossistema. Uma coisa é certa: as grandes tecnológicas acreditam que o Metaverso vai representar um negócio gigantesco, avaliado em quase 800 mil milhões de euros já daqui a dois anos.

 

O que tem levado a empresas como Facebook, que até mudou de nome para Meta, Google, Microsoft e Apple a investirem fortemente em soluções para o que muita chama a ‘nova geração da Internet’. Mas, afinal, o que é o Metaverso? O termo surgiu no livro de ficção científica Snow Crash, de Neal Stephenson, publicado em 1992. Nesta obra, o Metaverso é um mundo digital que existe em paralelo com o mundo real.

 

Mas, apesar de esta ser uma hipótese, o Metaverso poderá evoluir para algo muito diferente. Uma definição simplificada será “uma versão da Internet em 3D”. De outro modo, o Metaverso deverá ser a próxima evolução na forma como comunicamos e consumimos informação no mundo digital: primeiro foi o texto (mensagens, e-mails, primeiras páginas Web), depois chegou a imagem (fotos de baixa qualidade, gráficos), em seguida evoluímos para o multimédia avançado (vídeo, streaming, animações) e, com o Metaverso, chegará uma experiência mais imersiva recorrendo a tecnologias como a Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

 

Por exemplo, a videoconferência a que estamos habituados poderá evoluir para espaços de encontro em 3D, com telepresença, recorrendo a técnicas como a holografia ou representação por avatares. Naturalmente, estas técnicas exigem muita largura de banda. Por comparação, um filme 3D, mesmo sem a componente de Realidade Virtual, precisa, no mínimo, do dobro da largura de um filme tradicional com qualidade equivalente (há que fazer o streaming de duas imagens, uma para cada olho). Quanto entra a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada (juntar imagens virtuais a imagens reais), as exigências aumentam de forma exponencial.

 

E para se poder ter aplicações móveis do tipo Metaverso, o 5G será essencial. Só esta tecnologia permitirá a largura de banda e a latência para, por exemplo, passearmos por uma cidade com um sistema óculos de Realidade Aumentada onde informação contextual apareça sobre os locais para onde olhamos.

 

Com o aumento da disponibilidade das redes 5G, é fácil imaginarmos o potencial do Metaverso em áreas tão distintas como a saúde, a indústria ou o ensino. O trabalho remoto é outra área que poderá crescer significativamente graças às possibilidades criadas por estas tecnologias. É fácil concluirmos como muitas das potencialidades do Metaverso só poderão ser aplicadas graças ao 5G.

 

Artigos Relacionados

  • 5G: Acelerar Portugal – Tudo ligado

    5G: Acelerar Portugal – Tudo ligado

    Nesta rubrica dedicada ao 5G, vamos explicar como esta tecnologia tem o potencial para mudar a própria sociedade. Saber mais

  • Sentes que já sabes tudo sobre 5G?

    Sentes que já sabes tudo sobre 5G?

    O 5G do MEO chegou à máxima velocidade. E tu, consegues acompanhar? Saber mais

  • Go, go, go. Para onde? Para todo o lado, claro

    Go, go, go. Para onde? Para todo o lado, claro

    Com o MEO Go podes ver TV em qualquer divisão da casa ou até fora dela, sem perder qualidade, em direto, através das gravações ou do MEO VideoClube. Saber mais

 Soluções Recomendadas

  • 5G

    5G

    Chegou o 5G MEO à Máxima velocidade. Experimenta grátis com o teu smartphone 5G. Saber mais

  • Smartphones 5G

    Smartphones 5G

    Aproveita os descontos e as campanhas MEO em Smartphones 5G. Saber mais

  • Pacotes MEO

    Pacotes MEO

    Recebe um Samsung Galaxy A22 5G no valor de €199,99. Na adesão ao M4.  Saber mais