Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

Faz do verde a tua bandeira

iStock-1163725879.jpg

Um pouco por todo o mundo as pessoas têm despertado para a necessidade de se implementar medidas com vista à defesa ambiental. Tornar os territórios mais verdes pode até parecer uma medida política, mas só uma mudança de atitude que começa em cada cidadão irá permitir alcançar o tão desejado e necessário nível de proteção ambiental.

 

O período de confinamento provocado pela pandemia serviu também para realçar que em pouco tempo o planeta consegue ganhar um novo fôlego quando cada pessoa, cada fábrica, cada localidade deixa de poluir. Em menos de três meses os rios recuperaram cor e vida, as imagens de satélite mostraram ar limpo e com níveis de poluição que não se verificavam há décadas. Aos poucos a vida vai regressando ao normal, mas é crucial que todos façam a sua parte para conseguir minimizar os danos ambientais. Um esforço que deve começar em cada indivíduo.

 

A Bandeira Verde identifica e reconhece as boas práticas de sustentabilidade dos territórios em Portugal. A Bandeira Verde desafia as entidades governamentais e a população em geral a projetar a construção de um futuro melhor através da adoção de práticas sustentáveis e amigas do ambiente.

 

Coordenado pela ABAE FEE Portugal, em parceria com o MEO, a Bandeira Verde simboliza um compromisso pela sustentabilidade. É um conceito agregador que distingue os municípios e freguesias premiados através dos programas ECOXXI e Eco-Freguesias XXI, assim como os destinos Green Destinations. Todos os munícipios e freguesias que querem ser parte integrante deste movimento de mudança podem candidatar-se e cumprir um conjunto de critérios de sustentabilidade relacionados com as ODS (Objetivos para Desenvolvimento Sustentável), definidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

 

O MEO, sendo uma marca de causas comprometida em construir um futuro mais sustentável, associa-se à Bandeira Verde, ampliando a visibilidade da atuação e do impacto dos seus programas.

 

Os programas

 

  • BANDEIRA VERDE ECOXXI: Pretende anualmente identificar, reconhecer e galardoar os municípios com boas práticas de sustentabilidade e com políticas e ações em torno de 21 indicadores e mais de 65 subindicadores, motivando, desta forma, os municípios e cidadãos para a importância do seu envolvimento no processo de transição para uma sociedade mais responsável e sustentável.

 

  • BANDEIRA VERDE: ECO-FREGUESIAS XXI: Tem como finalidade incrementar a sustentabilidade a nível local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes. Assente em 10 requisitos de sustentabilidade.