Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

Vamos surfar num mar de plástico?

Vamos surfar num mar de plástico?

Quando olhamos para aquilo que está a suceder um pouco por todo o mundo é percetível que os oceanos contêm demasiado plástico e já não é segredo para ninguém que é preciso agir com urgência para salvar os oceanos e o planeta. Por isso, a pergunta do título não será um convite mas antes um alerta para aquilo que poderá vir a suceder se não houver uma mudança radical de atitude no que diz respeito ao consumo de plástico.

 

Todos os anos cada um de nós produz mais de 30kg de lixo plástico. Se nada mudar, em 2050 haverá mais plástico do que peixe nos oceanos. Portugal é um dos maiores afetados já que tem um território marítimo 40 vezes superior à sua área terrestre.

 

É nesta lógica de defesa do ambiente que surge a campanha The Unwanted ShapesO MEO, enquanto também uma marca de causas e através da ligação que tem com o Surf, promoveu o desenvolvimento de um conjunto de pranchas, construídas pelo shaper Luis Carvalho (Lacrau), a partir de plástico reciclado.

 

Estas pranchas estarão em exposição no stand MEO, na praia de Supertubos, em Peniche, durante a 11.ª edição do Meo Rip Curl Pro Portugal. Esta será a penúltima etapa do World Suf League Tour, e decorre até 28 de Outubro, na praia Supertubos, em Peniche. 

 

A edição de 2019 é mais especial por contar com a participação de três atletas portugueses: Frederico Morais, embaixador MEO que recebeu o Wildcard da WSL, Miguel Blanco, vencedor da Liga MEO Surf 2019 e que recebeu um Wildcard pelo MEO, e Vasco Ribeiro, também com um Wildcard da WSL.

 

Haverá ainda um Special Heat - Beat the Plastic, onde os surfistas, em vez de rivalizarem, vão surfar pela mesma causa, derrotar o plástico em cima de pranchas feitas a partir de lixo plástico.

 

A prancha é feita a partir de uma estrutura "sandwich" composta por uma lâmina de EPS reciclado e plásticos de uso doméstico. A uniformização do shape é conseguida com uma compactação do conjunto e a ligação entre os materiais é conseguida através de resina epoxi, com um componente que melhora a aderência entre os diversos tipos de plástico. A superfície exterior é revestida a fibra de vidro de 6oz, duas camadas no deck e uma no bottom, ficando a aparência final igual a uma prancha convencional. E com capacidade para rasgar os supertubos de peniche.

 

Uma vez que se trata de uma prova com projeção internacional, o slogan Beat the Plastic Waste vai, certamente, ajudar a passar a mensagem transmitida pelos surfistas Afonso Antunes, Mafalda Lopes, e, ainda, de Frederico “Kikas” Morais. Mas é preciso que todos se unam a esta causa e contribuam para a eliminação do consumo de plástico. Em especial o plástico descartável.

 

"Nesta edição, o MEO pretende dar o exemplo e reforçar, uma vez mais, e de uma forma ainda mais próxima, a ligação ao mar, ao ambiente e ao nosso planeta, através de iniciativas de sustentabilidade que levem os portugueses a tomar decisões mais conscientes no mundo em que vivemos», sublinha João Epifânio, administrador da Altice Portugal para o segmento de consumo.

Vale a pena passar por Peniche, assistir a esta prova e tirar uma selfie com a prancha. A partilha nas redes sociais pode ser feita através da #NãoFiqueÀEspera.

 

Desde o lançamento do #NãoFiqueÀEspera que o MEO tem vindo a contribuir para a sensibilização e consciencialização da sociedade para grandes problemáticas, sejam elas sociais ou ambientais. Agora, durante o MEO Rip Curl Pro Portugal 2019, o MEO vai levar a cabo um conjunto de ações focadas no ambiente e na sustentabilidade, além de equipar todo o evento com infraestruturas de rede, através de fibra ótica de última geração, e com cobertura total de WiFi na Praia de Supertubos, Lagide, Pico da Mota, Point Fabril e Molho Leste.

 

Durante o MEO Rip Curl Pro Portugal, o MEO ainda vai dar a oportunidade única aos seus clientes de visitarem o backstage da competição, sendo que os mais novos vão poder ter aulas de surf com alguns dos maiores atletas do surf, uma experiência inserida no programa de benefícios MEOS.