Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO - Inovação, Internet, Telemóveis, TV, 5G e Energia

Novidades de tecnologia, smartphones, 5G, Internet, cibersegurança, Apps, eletricidade, TV, música, desporto, campanhas, eventos para crianças e muito mais.

5G: Acelerar Portugal – Tudo ligado

Tudo ligado

 

Nesta rubrica dedicada ao 5G, vamos explicar como esta tecnologia tem o potencial para mudar a própria sociedade.

 

É habitual dizer-se que o 5G tem um potencial que vai muito além da tecnologia em si. Com consequências positivas importantes não são para as comunicações, mas, também, para a indústria, para a economia e até para a própria sociedade.

 

O aumento da largura de banda, que pode atingir os 10 Gbps, cerca de 100 vezes mais no 4G, é de importância fundamental. E abre muitas possibilidades em termos de aplicações e experiências. Como, por exemplo, visitas virtuais a museus com realidade virtual de alta-definição a partir de um telemóvel. Ou acesso de banda larga para sistemas móveis ou até para casas onde não chega a fibra ótica.

 

Mas o grande potencial do 5G não advém, apenas, da velocidade extra, até porque seria possível evoluir o 4G LTE para larguras de bandas superiores. As maiores inovações permitidas pelo 5G serão na computação edge e na muito badalada Internet das coisas (IoT).

 

Basicamente, a computação edge é aquela onde o processamento ocorre "no terreno". Por exemplo, por profissionais na área da manutenção, construção, saúde, logística e segurança. No fundo, computadores que acompanham o utilizador e aproveitam as redes móveis para se ligarem à cloud (serviços em servidores distantes).

 

A baixa latência do 5G, que é tão ou mais importante que a largura de banda, permite aplicações edge em tempo real. Por exemplo, torna possível o controlo de um robô à distância por um cirurgião – a baixa latência faz com que os movimentos do robô repliquem instantaneamente os movimentos do médico que pode estar a milhares de quilómetros de distância.

 

Por outro lado, a Internet das coisas é a possibilidade de ligar (quase) tudo à Internet, mesmo dispositivos simples, como pequenos sensores. Desde uma peça de roupa a um carro. Ora, enquanto o 4G (e gerações anteriores) foram otimizadas, sobretudo, para os smartphones, o 5G foi pensado para um mundo onde (quase) tudo pode ser ligado à Internet. O que se traduz, por exemplo, numa capacidade para suportar uma densidade de cerca de um milhão de dispositivos ligados à rede por quilómetro quadrado.

 

De outro modo, o 5G possibilita que uma quase infinidade de dispositivos possa estar ligada em simultâneo. Sem que a rede falhe. Será o que deverá acontecer com a sensorização das estradas para ajudar a desenvolver os carros autónomos. Imagine, por exemplo, que todos os lugares de estacionamento de uma cidade têm um sensor que indica se cada um dos lugares está ocupado ou vago e essa informação está disponível no seu carro. Melhor ainda, imagine que o seu carro não só saberá onde estão esses lugares, como também será capaz de ir estacionar sozinho no lugar mais próximo. São este tipo de aplicações que o 5G possibilita.

 

Artigos Relacionados

  • À boleia do 5G

    À boleia do 5G

    A rede móvel de quinta geração já chegou e é uma verdadeira revolução tecnológica. Saber mais

  • Cirurgia inédita com recurso ao 5G

    Cirurgia inédita com recurso ao 5G

    A Altice Portugal, a Fundação Champalimaud e a operadora Movistar fizeram história ao realizarem a primeira cirurgia de cancro da mama com recurso a tecnologia 5G, que serviu para unir Portugal e Espanha e que colocou esta rede de quinta geração ao serviço da Saúde.Saber mais

  • A realidade dos carros autónomos e a promessa dos voadores

    A realidade dos carros autónomos e a promessa dos voadores

    O futuro já passou quando terminar de ler esta frase. Este é um dos pressupostos da tecnologia que está em constante mudança.Saber mais

 Soluções Recomendadas

  • 5G

    5G

    Chegou o 5G MEO à Máxima velocidade. Experimenta grátis com o teu smartphone 5G. Saber mais

  • solucoes-recomendadas-dois.jpg

    Smartphones 5G

    Aproveita os descontos e as campanhas MEO em Smartphones 5G. Saber mais

  • Pacotes MEO

    Pacotes MEO

    Recebe um Samsung Galaxy A22 5G no valor de €199,99. Na adesão ao M4.  Saber mais