Dia da Internet mais segura com foco no cyberbullying
O Dia da Internet Mais Segura assinala-se a 11 de fevereiro de 2020 em mais de 150 países, incluindo Portugal, através do Consórcio do Centro Internet Segura, com foco no ciberbullying, desinformação e a exposição a conteúdos inapropriados.
Cada vez mais pessoas e cada vez mais cedo, a tecnologia permite ter acesso à Internet na ponta dos dedos. Todos estão vulneráveis aos ataques cibernéticos e conteúdos menos próprios, mas é às crianças que se colocam os maiores riscos. Perante estas evidências, nunca é demais lembrar que a segurança não depende apenas de medidas governamentais ou empresariais, mas também da atitude de cada indivíduo perante a utilização da Internet.
Por isso, o Dia Mundial da Internet Mais Segura foi criado para sensibilizar as populações para a correta e segura utilização da internet e, este ano, tem como mote “Juntos por uma Internet melhor". O Dia da Internet Mais Segura tem como objetivo promover a utilização consciente e responsável, crítica e criativa das tecnologias, especialmente entre as crianças e os jovens, e sensibilizar todos os stakeholders a desempenharem o seu papel para a criação de uma Internet melhor.
Em Portugal, o Centro Internet Segura (CIS) promove nesse mesmo dia o seminário “Faz Delete ao Ciberbullying!” no Fórum Picoas, em Lisboa em associação com a Altice Portugal.
Durante a manhã de 11 de fevereiro, a iniciativa dirige-se a alunos, professores e profissionais de educação com a peça de teatro “ID a tua marca na NET”, que aborda a temática do ciberbullying.
Esta peça, que já viajou pelo país e que representa uma metodologia inovadora dedicada à segurança online, é apresentada no âmbito do “Comunicar em segurança”, programa da Fundação Altice Portugal que nasceu para promover uma cidadania digital consciente, segura e responsável e que inclui também sessões de sensibilização em sala de aula, realizadas por voluntários Altice, e disponibilização de conteúdos digitais. Conta com o apoio da PSP, da Rede de Bibliotecas Escolares e da Associação Nacional de Professores de Informática.
O estudo EU Kids Online mostra que os Jovens revelam cada vez mais confiança ao lidar com riscos na Internet. Entre as situações que incomodam os mais novos incluem-se o cyberbullying, conteúdos prejudiciais, mau uso de dados pessoais, uso excessivo da Internet, mensagens de sexting e encontros com pessoas conhecidas online.
Soluções Recomendadas
MEO Net Segura
Liga-te sem medos à maior e mais segura rede móvel.Saber mais
Casa Digital
Controle a sua casa com o tablet ou smartphone. Saiba como.Saber mais