Black friday, o Natal está a chegar
No dia 1 de dezembro é oficial, todos podem montar a Árvore de Natal. É, a partir deste dia que, oficiosamente, está aberta a época natalícia. Isto, para todos os que resistiram em dar este passo há já algumas semanas.
Mas o verdadeiro pontapé de saída para a euforia natalícia é dado a nível mundial com a sexta-feira negra (black friday), assinalada na última sexta-feira de novembro. A componente pagã da data, com a troca de presentes, provoca uma corrida às compras de presentes e é também, do ponto de vista de negócio, uma oportunidade para conseguir obter algum lucro em negócios que, muitas vezes, estão mais "calmos" durante o ano. Uma tradição que se iniciou nos Estados Unidos e que graças à digitalização se propagou um pouco por todo o mundo. É neste dia que, através e uma campanha de descontos em grande escala, os comerciantes dão início à época de compras de Natal.
A data já se celebra há alguns anos e apesar de haver relatos mais antigos, a sua origem vai sempre desembocar na loucura gerada nas cidades norte-americanas pelas pessoas que correm para conseguir produtos com desconto. O termo black friday associado a este dia de descontos ficou oficializado quando, em 1975, o jornal norte-americano “The New York Times” usou pela primeira vez o adjectivo “black ”, para definir o caos no trânsito gerado pela corrida às compras. E ainda hoje é possível assistir a essa loucura em algumas das maiores lojas norte-americanas, com multidões a lutarem por um determinado produto com desconto.
Mas, com as lojas online, apesar de continuar a haver alguma loucura, é possível aproveitar os descontos sem ter de se envolver nas multidões para conseguir um determinado produto. Mesmo assim, é preciso algum cuidado para não ser enganado. Para começar, nada melhor do que comprar em lojas que já conhece, onde já tenha comprado e evitar aquelas que lhe aparecem a prometer o mundo praticamente a custo zero. Em especial aquelas de que nunca ouviu falar.
Feito este filtro, escolha bem o que quer comprar. Faça uma lista e, de preferência, tenha presente um histórico de preço dos produtos desejados em diferentes lojas de referência. Comprar nas lojas portuguesas é uma vantagem, do ponto de vista de entrega e de assistência ao cliente. Mas há boas oportunidades também nas lojas internacionais.
No entanto, tratando-se de presentes para o Natal, convém ter a garantia que vão chegar em tempo útil. Nas lojas virtuais, esta sexta-feira, na verdade, começa a ser celebrada mais cedo por alguns comerciantes que aproveitam a euforia para antecipar os descontos, e prolonga-se por mais uns dias.
Mas é na sexta-feira que a loucura atinge o expoente máximo com descontos, muitas vezes, impossíveis de ignorar. Esta será a oportunidade para resolver as compras de Natal, com presentes para oferecer mas também para conseguir comprar produtos há muito desejados e que neste dia apresentam preços bastante atrativos.
Se ainda não escreveu ao Pai Natal, esta será uma boa oportunidade para que também ele possa poupar nas compras natalícias.
Soluções Recomendadas
Gaming
Consolas ao mehor preçoSaiba mais
Pacotes MEO
Adira à TV do MEO com 2 meses grátis e 3 meses de Canais Premium.Saiba mais
Telemóveis
Até 15GB de Internet GRÁTIS na compra de um smartphone.Saiba mais