Celebrar o Dia da Mãe
“Mãe há só uma”! Uma conhecida expressão que todos nós já ouvimos alguma vez na vida. A verdade é que as mães desempenham um papel importantíssimo na vida dos seus filhos, independentemente das suas idades. Quem nunca, já em idade adulta, ligou à mãe a pedir um conselho, uma dica ou uma receita?
O Dia da Mãe deve ser celebrado todos os dias do ano, ainda assim, aproveitemos a oportunidade desta data especial para reconhecer e premiar todo o carinho e sacrifício que as nossas mães nos oferecem diariamente.
De onde vem a história da celebração deste dia?
A mais antiga comemoração do Dia da Mãe é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a mãe dos deuses. Já os romanos, no início de março, homenageavam durante três dias Cibele, a mãe de todos os deuses.
Vários séculos depois, os católicos adotaram estas celebrações para distinguir a figura da Virgem Maria como a mãe de Jesus e de todos os cristãos.
Mas foi nos Estados Unidos que este dia foi oficializado pela primeira vez, no início do século XX. A ideia partiu de uma feminista, Anna Reese Jarvis, que lançou um movimento para criar o “dia nacional das mães”. A comemoração começou na sua cidade, no aniversário da morte da sua própria mãe.
Mais tarde o então presidente Thomas Woodrow Wilson declara o Dia da Mãe feriado nacional – no segundo domingo de maio.
Atualmente a comemoração deste dia é transversal a todas as culturas, religiões e países, apesar de ser assinalada em datas diferentes.
Em Portugal já foi comemorado a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, a conceção de Jesus Cristo através da Virgem Maria. Depois, a comemoração passou para o primeiro domingo de maio, mas o significado manteve-se o mesmo – na tradição católica, maio é o mês de Maria, a mãe de Jesus Cristo.
Faz algo pela tua mãe
Todas as mães gostam de ser presenteadas e mimadas. Além das flores e cartões, muitas são as sugestões de presente perfeito para cada mãe perfeita.
Existem também outros gestos que podes fazer e que vão mostrar o quanto valorizas a tua mãe: cozinhar-lhe uma refeição sem que ela esteja à espera (mesmo que não sejas um ás na cozinha), recordar momentos em família nos álbuns de fotografia antigos ou uma serenata por videochamada, para quem está longe.
Afinal, partilhar o tempo e os momentos de felicidade é uma forma de retribuir o amor de mãe.
Deixamos também o desafio de participares no Quiz "Mães e filhas juntas no ecrã e na vida real" e descobre se sabes tudo sobre os filmes com histórias de mães e filhos famosos.
Artigos Relacionados
Filmes e séries à escolha…
Na posição 80 da TV do MEO podes assistir a filmes e séries em qualquer momento. Saber mais
MEO Bebé
Um serviço que nasceu para ajudar os pais passo-a-passo. Disponível na posição 79 da TV. Saber mais
Soluções Recomendadas
Smartphones
Os melhores smartphones estão aqui. Saber mais
Wearables
Escolhe o teu estilo e mantém-te ativo com os melhores smartwatches e smartbands. Saber mais
Escolhe a tua próxima Smart TV
Samsung, LG ou Silver, de 32'' a 65''. Disponível a prestações com MEOS. Saber mais